Como saber qual vai ser a altura do meu filho?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Dá para ter uma ideia de quanto seu filho vai crescer. Basta fazer uma conta simples. Para meninos, pegue a altura do pai, some 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois. Para meninas, pegue a altura do pai, subtraia 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois.

Ela pode ser calculada pela fórmula de Tanner, somando a estatura do pai e da mãe e dividindo por 2. Depois, somam-se 6,5cm para meninos e subtraem-se 6,5cm para meninas. Por fim, deve-se considerar o intervalo de 5cm acima e de 5cm abaixo do valor calculado para encontrar a altura mais provável para a criança.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

Como faço para ver se vou crescer na altura? Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

A média de altura do brasileiro é de 1,73 cm eu tenho 1,79 nem alto nem baixo estatura mediana , a pessoa para ser considerada alta tem que ter de 1,80 cm para cima. O senso comum considera a partir de 1,80.

Geralmente, definem homens abaixo de 1,40 metros e mulheres com menos de 1,35 metros.

Altura. Os pais têm maior participação na altura dos filhos do que as mães. Homens geralmente têm filhos mais altos. Em média, 80% do tamanho de alguém depende do pai; o restante é resultado do estilo de vida e saúde.

Portanto, pode acontecer de o filho ser mais alto do que o previsto pela média da altura dos pais. Isso é algo normal e, provavelmente, é resultado de uma série de fatores que ajudam uma pessoa a atingir o máximo de potencial de estatura.

O principal fator é a genética que pode ser inferida através da altura dos pais. Faz sentido pensarmos que pais baixos terão filhos baixos e pais altos terão filhos altos mas, de vez em quando, isto não ocorre. Uma maneira de se calcular o alvo genético de uma criança é através da média corrigida da altura dos pais.

16 anos

O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

A reposição do hormônio de crescimento pode ser iniciada a partir dos 3 ou 4 anos de idade e segue no geral até o fechamento (calcificação) da cartilagem óssea, por volta dos 18 anos, mas cabe ao médico avaliar caso a caso, de acordo às especificidades de cada criança.

As principais vitaminas para o crescimento são: A, C, D, E e as do complexo B.