Como saber qual tipo de DARF?

Perguntado por: epires . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Acesse o Portal da SPU, informe o nº CPF ou CNPJ ou informe o n° do documento (DARF) e clique em 'OK' para gerar a consulta ao DARF correspondente. Consulte os DARFs emitidos, consolidados por CPF ou CNPJ, com detalhamento dos débitos constantes do código Receita 4444.

A sigla DARF significa Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Basicamente, é um formulário no qual pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos, pagam impostos, contribuições e taxas de âmbito federal.

DARF Simples e DARF Comum: diferença
As taxas cobradas são IRPJ, CSLL, PIS/PASP, CONFINS, IPI ICMS, ISS ou contribuições. O DARF foi substituído, após a criação do Simples Nacional em 2011, pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). As empresas enquadradas neste modelo não fazem a emissão do DARF.

DARF Comum
Esta guia é utilizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, servindo para recolher tributos como o imposto na alfândega por importação de mercadorias trazidas do exterior, PIS sobre o faturamento da empresa e também no caso de Imposto de Renda pela sua fonte pagadora, entre outros.

O DARF-Simples é o documento de uso obrigatório no recolhimento unificado de receitas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Federal.

O DARF pode ser entendido como uma forma de garantir que os devidos valores, cobrados por meio de impostos, sejam repassados diretamente aos cofres públicos. Os principais tributos recolhidos por meio do DARF são: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);

Preenchimento de IRPF Quotas - permite ao usuário o cálculo e a impressão do Darf referente às quotas do Imposto de Renda Pessoa Física - Declaração Anual de Ajuste (Tributo/Receita de código 0211 - IRPF - Declaração de ajuste anual).

Quando preciso gerar DARF? O investidor que aplicou seu dinheiro em renda variável precisa ficar atento para não deixar de pagar seus impostos sobre os lucros de suas operações. O prazo para emitir é sempre até o último dia útil do mês subsequente aos lucros.

Basta acessar a opção Declaração > Imprimir > Darf. Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (e-CAC), utilize a opção Consultar Débitos > Emitir DARF > Alterar Quotas. Será exibida a situação de cada quota para a emissão do boleto de pagamento.

Emissão de Darf

  1. Acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Emitir Guia de Pagamento > Emitir DARF/DAS parcial ou integral.
  2. Informar o CPF/CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
  3. Em seguida, clicar em Emitir Darf/DAS integral ou Emitir Darf/DAS parcial. Atenção! ...
  4. Pronto!

O DARF Preto, também conhecido como DARF Europa ou, simplesmente, DARF, é o modelo utilizado pelas pessoas físicas ou jurídicas para o pagamento de todos os tributos federais, com exceção do imposto Simples (código 6106), que é utilizado pelas empresas integrantes do regime tributário simplificado denominado Simples.

Portal REGULARIZE

  1. Acessar o Portal REGULARIZE;
  2. Clicar em “Emitir Guia de Pagamento” e então em “Emitir DARF/DAS parcial ou integral”;
  3. Informar o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor, bem como seu número da inscrição;
  4. Clicar em “Emitir Darf/DAS integral” ou “Emitir Darf/DAS parcial”

O que é? Emita o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagar tributos federais (impostos, taxas e contribuições). De acordo com o sistema utilizado para emitir o DARF, o documento pode ter código barras ou não.

DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).