Como saber qual plástico faz mal à saúde?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

O polipropileno

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

Polivinil Clorado (PVC):
O PVC pode conter bisfenol A, chumbo, ftalatos, dioxinas, mercúrio e cádmio. Ele é associado a carcinógenos e disruptores hormonais.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

PP (número 5)
O plástico PP, também chamado polipropileno, é atóxico, transparente e termoplástico, o que permite que ele seja moldado quando está em altas temperaturas.

Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

Veja quais são:

  • Número 1: PET. O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características. ...
  • Número 2: PEAD. ...
  • Número 3: PVC. ...
  • Número 4: PEBD. ...
  • Número 5: PP. ...
  • Número 6: PS. ...
  • Número 7: OUTROS.

Policarbonato

Tupperware® Policarbonato e Bisfenol-A.

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros.

Impactos ambientais e sociais
Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos.

Os símbolos da reciclagem são encontrados normalmente na parte inferior da embalagem e possuem um triângulo com um número dentro. O que pouca gente sabe é que esses símbolos da reciclagem são muito importantes para a reciclagem e para a sua saúde.

O método consiste em combinar um grupo de catalisadores chamados ativadores TAML com peróxido de hidrogênio. Juntos e em água com pH neutro, as moléculas de bisfenol se unem formam aglomerados -, e assim são facilmente filtradas.

Os pesquisadores concluíram que os probióticos “… reduziram a absorção intestinal, facilitando a excreção do BPA, e que esses probióticos podem suprimir os efeitos adversos do BPA na saúde humana”. Três isolados de Bacillus pumilus foram demonstrados capazes de degradar o BPA.

A temperatura ótima de remoção do BPA pela enzima de P. ostreatus foi de 40°C: após 1 hora de incubação, 94,42% do BPA foi degradado. Até 65°C a remoção de BPA foi satisfatória, com 79% de degradação. Porém em temperaturas maiores, devido à provável desnaturação parcial da enzima, a degradação de BPA foi diminuída.

Produtos que utilizam BPA em sua composição incluem embalagens de plásticos usadas para guardar alimentos (marmitas e containers), mamadeiras e copos infantis, garrafões de água mineral, garrafas plásticas, materiais odontológicos, revestimentos de embalagens metálicas de alimentos, entre muitos outros.

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis.

BPA é uma das substâncias presentes no plástico
O BPA é uma substância química utilizada na produção de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos. Ele é bastante utilizado em garrafas retornáveis ou recipientes reutilizáveis, como potes plásticos, copos e mamadeiras.