Como saber qual é seu santo de devoção?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

IDe+ 19/12/2022

  1. Ter um Santo de devoção significa ter um intercessor por você, por suas preces e agradecimentos a Deus. ...
  2. Desse modo, a escolha do seu Santo de devoção não deve ser aleatória. ...
  3. Quando há identificação, temos a certeza de que aquele Santo é quem nos inspira a buscar a Santidade que Ele viveu.

Onomástico é uma expressão grega que significa "do seu nome". Por conseguinte, "Santo Onomástico" significa o "Santo do seu nome". Ao longo dos séculos a Tradição da Igreja sempre valorizou o Santo Onomástico por duas razões: O Santo Onomástico de cada pessoa deve ser tido como padroeiro e protetor especial.

Ser devoto não é adorar, mas venerar a vida dos homens e mulheres de Deus que procuraram em tudo viver conforme o Evangelho. Então, a devoção a um santo é uma forma de observar a vivência de sua entrega total a Deus, de admirar e imitar o seu testemunho de santidade e amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

A razão dessa devoção é simples e está relacionada ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, pois no Sábado, depois da Sexta-Feira Santa, a Virgem Maria foi a única pessoa que permaneceu firme, em sua fé, esperando a ressurreição de Jesus Cristo.

19/12/2022. Ter um Santo de devoção significa ter um intercessor por você, por suas preces e agradecimentos a Deus. Podemos dizer que ser devoto a um Santo é como ter um padrinho para pedir socorro, para admirar, para se inspirar, para aprender, para pedir e receber proteção.

O padrão, portanto, é usarmos são antes dos nomes que iniciam por uma consoante e santo antes de nomes começados por vogal ou por H, já que essa consoante é muda no início de palavras: São Paulo, Santo André, São Roque, Santo Henrique.

Um candidato a santo tem de ter alguma vinculação com a condição de ser venerado por alguma característica ou comportamento, religioso ou social, que o torne diferente entre fiéis e atraia devoção.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

O nome Silva vem do latim e tem uma origem clara na toponímia. Quer dizer selva, bosque ou floresta. O apelido Silva pertence a uma das mais ilustres famílias do reino de Leão e julga-se que descende do nobre D. Payo Guterres da Silva que viveu de 1070 a 1129.

Um dia do nome é o equivalente a um aniversário.

Sabia que há mais de 20 000 Santos e Beatos da Igreja Católica ?

É considerado devoto aquele que se entrega a algum culto ou a alguma obra relacionada com Deus. Por isso, uma pessoa que tem fé e se consagra a um santo é considera sua devota: “A minha mãe é devota a São José”, “Centenas de devotos reuniram-se na paróquia para agradecer ao santo”.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

Adoração é um sentimento e uma ação que podemos render apenas a Deus e a Jesus. Já a devoção, que é o ato de venerar e o sentimento de respeito, pode ser dedicada também aos santos.

[Figurado] Afecto , dedicação.

A Verdadeira Devoção é Constante
Fortalece a alma no bem, levando-a a não abandonar com facilidade os seus exercícios de devoção. Torna-a corajosa em opor-se ao mundo com as suas modas e máximas; à carne com seus aborrecimentos e paixões; e ao demônio com suas tentações.

Por meio da consagração, Ela nos ajuda a viver melhor nossas promessas batismais, nos unindo cada vez mais a Jesus, de forma mais perfeita e amorosa. Em outras palavras, a finalidade da consagração a Nossa Senhora é gerar em nós a conversão a Jesus e a prática da santidade diária.

O devoto de Nossa Senhora procura celebrar suas festas e memórias com zelo e amor, enfeitando os seus altares com simplicidade e beleza, cantando-lhe canções marianas de ontem e de hoje, difundindo os sinais de sua devoção.

Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão.

Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

  • Pelo movimento.
  • Pela causa eficiente.
  • Pelo possível e pelo necessário.
  • Pelos graus da perfeição.
  • Pelo governo do mundo.
  • Pela ontologia.
  • Pela contingência dos entes.