Como saber qual é o tamanho ideal do ob?

Perguntado por: mfarias4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como escolher o tamanho certo? Segundo Domingos Mantelli, ginecologista, cada mulher avalia o tamanho do absorvente interno de acordo com a quantidade de fluxo menstrual. "Caso o fluxo seja intenso, o ideal seria usar o tamanho super. Caso contrário, usar os que possuam dimensões menores”, explica.

Apresenta 3 tamanhos, que se diferenciam pela capacidade de absorção e indicação de uso: Mini: fluxo menstrual leve. Médio: fluxo menstrual moderado. Super: fluxo menstrual intenso.

Sabia que era possível sentir um leve desconforto e talvez alguma dor para colocar o absorvente pela primeira vez.

Absorvente interno pode vazar? Se ele estiver inserido no lugar certo e da forma correta, pode ficar tranquila, não vai vazar. A menos que você seu fluxo seja mais intenso do que o tamanho do absorvente interno adequado para você.

Você mesma pode retirá-lo. Os profissionais recomendam agachar-se sobre um vaso sanitário ou ficar em pé com um pé apoiado na tampa do vaso sanitário ou na borda da banheira, de modo que a pélvis fique inclinada, Dessa forma será mais fácil encontrar o absorvente.

Sim. Você não precisa trocar o absorvente interno sempre que fizer xixi, mas talvez seja bom afastar o fio para a lateral para que ele não fique encharcado. Mas isso é só para seu conforto pessoal, já que é improvável que você tenha problemas de saúde ao fazer xixi acidentalmente no fio do absorvente interno.

Com quantos anos posso usar absorvente interno? É um mito dizer que tem idade mínima para usar absorvente interno. Muitas meninas se perguntam com quantos anos podem usar esse absorvente, mas a verdade é que não há idade mínima. Se você estiver confortável com a ideia, é possível usar desde a primeira menstruação.

Os absorventes internos podem ser usados para dormir, durante a noite, desde que seja respeitado o intervalo de troca. Ainda de acordo com a médica, toda mulher pode usar absorvente interno, inclusive as que ainda não tiveram relações sexuais.

Desenrolar o cordão do absorvente e esticá-lo; Encaixar o dedo indicador na base do absorvente; Separar os lábios da vagina com a mão livre; Empurrar suavemente o absorvente interno para dentro da vagina, mas em direção às costas, porque a vagina é inclinada para trás e assim fica mais fácil introduzir o absorvente.

Use proteção interna: A única contra-indicação na hora de entrar na piscina menstruada é se você não estiver usando proteção interna². Esse cuidado é indispensável principalmente se você tem um fluxo menstrual muito intenso. A dica, portanto, é optar pelo absorvente interno ou coletor menstrual para entrar na piscina!

O hímen da figura 3 é chamado cribiforme e não permite a introdução do OB. Se você já tentou inserir um OB e não conseguiu, pode ser que você tenha um septo no hímen ou talvez você não tenha conseguido colocar no lugar adequado.

O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

O absorvente interno não deve ser usado por mais de oito horas seguidas, devido ao risco de choque tóxico ocasionado pela bactéria Staphylococcus aureus, alertaram pesquisadores e médicos nesta terça-feira (23).

Fluxo intenso:
Um absorvente externo dura, aproximadamente, 3 horas e o coletor pode ocupar toda sua capacidade em até 4 horas. Muitas vezes, para evitar vazamentos, há necessidade de usar dois tipos de protetores menstruais simultaneamente (um interno e outro externo, por exemplo).

Da pílula ao orgasmo: como encurtar ou interromper o fluxo...

  1. Sem absorvente. Os absorventes podem bloquear a saída do fluxo de sangue, o que muitas vezes prolonga a duração do sangramento. ...
  2. Orgasmo. ...
  3. Atividade física. ...
  4. Pílula combinada. ...
  5. Dispositivo intrauterino (DIU) ...
  6. Injeções hormonais. ...
  7. Implante contraceptivo.

É o fluxo menstrual que define o tamanho do absorvente: quanto mais intenso, maior. Ele pode variar durante o período menstrual - normalmente menos intenso nos primeiros e últimos dias de menstruação. Como a vagina é um órgão elástico, não há problemas em se adaptar a diferentes tamanhos.

Absorvente interno durante a prática de exercícios
Colocado corretamente, ele não gera desconforto e não há problemas em utilizá-lo ao praticar atividades físicas.

Pode sim entrar na água com o absorvente interno, mas não é tão confortável porque a água também vai entrar, ou seja, ele vai sugar a menstruação, a umidade natural da vagina e também um pouco da água.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Por isso, o atrito de um OB, por exemplo, pode resultar em microulcerações da parede vaginal. E é a partir delas que surgem as infecções. Neste sentido, os coletores menstruais — cujo material pode ser de plástico ou silicone — são mais seguros.

Confira as alternativas aos absorventes tradicionais e veja qual se encaixa melhor no seu perfil!

  1. 1 - Calcinha absorvente. ...
  2. 2 - Coletor menstrual reutilizável. ...
  3. 3 - Esponja menstrual. ...
  4. 4 - Absorvente de pano.