Como saber qual é o meu Preto Velho?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Conheça o Preto Velho de cada signo

  1. Áries - Pai Antônio de Angola.
  2. Touro - Vô Venâncio.
  3. Gêmeos - Vó Severina.
  4. Câncer - Tia Maria Redonda.
  5. Leão - Vô Augusto.
  6. Virgem - Vô Cipriano.
  7. Libra - Tia Pulquéria.
  8. Escorpião - Vó Sabina.

Fio de contas de Preto-Velho confeccionado em cascalho de pedra natural preta e branca. Modelo exclusivo especialmente idealizado para a linha dos Pretos-Velhos e Pretas-Velhas rezadores e benzedores da Umbanda, a guia é finalizada por um pingente dourado de cruz e figa.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Certamente esses orixás são característicos, e cada um possui a sua história na mitologia. Contudo, se você deseja saber se algum deles é o seu orixá é importante que você fale com um pai ou mãe de santo. Existe outras formas de descobrir, mas a mais certeira sempre será através desse representante.

Espíritos dos negros escravizados que resistiram ao cativeiro, os Pretos-Velhos guardam muita maturidade e sabedoria das mais elevadas esferas de luz. Apresentam-se geralmente curvados, com passos lentos e curtos, como pessoas idosas. Gostam de orar o Pai Nosso, a Ave-Maria e apresentam-se como Católicos.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

Oração ao Preto-Velho
Como a fé é livre, você pode fazer a conhecida oração abaixo para se comunicar com o espírito do Preto-Velho: Louvados sejam todos os pretos-velhos. Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria. Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente. Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado.

As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

É necessário um mergulho na religião. Depois de se integrar, um Pai de Santo ou Mãe de Santo irá observar você para perceber qual é a presença energética mais forte que atua ao seu redor.

Uma das melhores maneiras de descobrir quem é o seu guia espiritual é por meio da meditação. Com a postura, respiração e elevação mental promovidas por essa prática, fica mais fácil fazer com que a sua vibração esteja semelhante à do seu guia.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.