Como saber qual é o meu orixá?

Perguntado por: lfigueiroa3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento. some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ. some: 2+2+ 1+2 +2+0+1+2= 12 então o seu Odu é Ejilashebora.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

As filhas e os filhos de Iansã
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu. A diferença entre ele e o irmão é que Ogum não tem a dissi- mulação e o jogo de cintura tão ca- racterísticos de Exu.

Oxalá é um orixá, uma divindade, cultuada nas religiões brasileiras de matriz africana, Candomblé e Umbanda. É o criador do universo e também o orixá mais poderoso. Oxalá pode receber outros nomes, como Orixalá e Obatalá.

Orixá feminino que tem sob seu domínio os ventos e as tempestades. Também mencionada como Oiá, é personificada como uma divindade altiva, guerreira, valente e ousada, tendo ligações amorosas, segundo sua mitologia, com os orixás Ogum e Xangô - associando-se, como este, ao controle do fogo.

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

Exú, Oxóssi e Oxum são os Orixás de 2023. Isso indica que este será um ano propício à realização de grandes projetos que sejam colocados com força própria de trabalho, garra e exposição.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Obá é o orixá das águas revoltas, pororocas e quedas d´água. É irmã de Iansã, mulher de Ogum e terceira esposa de Xangô.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Ogum de posse das orientações de Orunmilá, foi até o mercado do sofrimento, chegando lá deparou-se com um cachorro no portão, cobrando-lhe pedágio para entrar. Ogum achou inaceitável um cachorro lhe cobrar pedágio e, num impulso imediato, pegou seu Alada, ferindo o cachorro até a morte.

Xangô

Xangô é o orixá da justiça e dos raios nas religiões de matriz africana no Brasil. É considerado um orixá jovem, forte, ágil, bondoso e justo.

Exu

1. Exu. Exu é o nome dado para o orixá mensageiro entre os homens e os deuses. É também o guardião dos templos, encruzilhadas, casas e cidades.