Como saber qual é o dígito do meu RG?

Perguntado por: opadilha8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Como encontrar o dígito verificador? Da mesma forma que você pode consultá-lo em seu RG, também é possível encontrar o DV dos seus documentos e agência bancária após o hífen. Por exemplo: Conta bancária: 12345678-9.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

O dígito verificador (DV) da conta, basicamente, é um código que valida o número da sua conta bancária e que, como já dissemos, está posicionado no final de uma sequência numérica , logo após o traço.

Não se preocupe: a rotina contempla essas situações. Os dígitos de UF correspondem a: 01-SP, 02-MG, 03-RJ, 04-RS, 05-BA, 06-PR, 07-CE, 08-PE, 09-SC, 10-GO, 11-MA, 12-PB, 13-PA, 14-ES, 15-PI, 16-RN, 17-AL, 18-MT, 19-MS, 20-DF, 21-SE, 22-AM, 23-RO, 24-AC, 25-AP, 26-RR, 27-TO e 28-Exterior(ZZ).

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

Já em Minas Gerais, o esquema é diferente: continuam os oito algarismos, mas não há dígito de confirmação e os números são antecedidos pela sigla RGM, o “Registro Geral Mineiro”.

Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.

Número da CTPS = 7 (sete) primeiros dígitos do CPF; Série = 4 (quatro) últimos números do CPF.

O que colocar quando a agência do banco não tem dígito? Quando a agência do seu banco não tem dígito, você deve completar preenchendo com o número 0. Por exemplo, caso sua agência seja o número 1234, ao realizar uma transferência, você pode preencher 1234-0.

Dígito Verificador X, o que fazer? Comumente, o Dígito Verificador é formado por apenas um número. Porém, isto não é uma regra. Em alguns bancos, pode-se ter dois destes algarismos.

Hoje, cada Estado tem uma sequência própria de números para identificar seus cidadãos. Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete.

N.E.: dígito é um número formado por um só algarismo. Portanto, diz-se que um número tem nove algarismos, mas também se pode afirmar que tem nove dígitos.

Basta seguir o mesmo princípio de antes:

  1. Por exemplo: em 5.467.350, temos apenas 5 na casa dos milhões.
  2. Escreva esse dígito como cinco milhões.
  3. Termine de escrever o número como cinco milhões, quatrocentos e sessenta e sete mil, trezentos e cinquenta.

O DV é composto por um ou mais algarismos, em geral números, posicionados ao final da sequência numérica que identifica o número da conta. Esse código é usado para evitar erros de transmissão de dados ou digitação, impedir fraudes e inconsistências.