Como saber qual a voltagem do chuveiro?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Na embalagem do chuveiro vem descrito a potência, a voltagem e corrente nominal do disjuntor. Caso você não encontre, basta dividir a potência do chuveiro pela tensão. Dessa forma, um chuveiro elétrico de potência 6800W e 220V de tensão, por exemplo, terá uma corrente nominal de: 6.800W / 220V = 30,9 amperes.

Todo chuveiro têm uma voltagem e uma potência. A voltagem do produto, determinada pelo valor em Volts, tem que estar de acordo com a instalação elétrica da construção: 127 V ou 220 V.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Chuveiro com padrão de tensão 220V
Para aparelhos que transformam energia elétrica em calor, como é o caso do chuveiro, apesar de o gasto com energia ser o mesmo independente do padrão de tensão, é recomendado que você adquira o de 220V.

Não pode substituir pois os contatos e cabos do chuveiro 220v tem dimensionamento diferente do chuveiro 110v. Seria necessário a substituição dos contatos, cabos e disjuntor.

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

O que acontece se eu ligar um aparelho 127 numa tensão 220 volts? As chances de queimar este aparelho elétrico de 127 V ligado em uma tomada de 220 V é enorme. Portanto, antes de ligar qualquer aparelho, favor conferir a tensão daquela tomada, caso contrário você pode ter um prejuízo totalmente indesejado.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Observe que na identificação do aparelho indica uma tensão entre 100V a 240V. Nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.

Mas qual deles é melhor? Alguém pode achar que o modelo 220v é mais econômico, mas isto não é verdade. O que determina o consumo energético de um chuveiro ou de qualquer aparelho elétrico é a sua potência e não a sua voltagem. Assim, quanto mais potência ele tiver, maior será o consumo de energia elétrica.

Os Chuveiros Lorenzetti em tensão 220V tem potência máxima de 7500W. Os chuveiros eletrônicos em 127V, por norma, podem ter potência máxima de 5500W.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Informações do Produto

MarcaLorenzetti
Potência7500W
Voltagem220 V