Como saber qual é a cor do Ipê?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.

Estas são: quatro espécies de ipê-amarelo, ipê-verde, ipê-roxo, ipê-rosa e ipê-branco. A floração começa, normalmente, no mês de junho e se estende até setembro, seguindo uma sequência de cores: primeiro o ipê roxo, em seguida o amarelo, o rosa, o branco e mais uma vez o amarelo.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

O Ipê-Preto (Zeyheria tuberculosa) também é conhecido como bolsa-de-pastor, camaruçu, bucho-de-boi, ipê-bóia, ipê-cabeludo, ipê-cumbuca, ipê-felúdo, ipê-una, velame-do-mato e saco-de-carneiro. É chamado de ipê, mas não faz parte do gênero Tabebuia. É uma espécie de planta da família Bignoniaceae.

ipê amarelo

De longe, o que salta na paisagem do bairro Carandá Bosque é o ipê amarelo “mais bonito do mundo”.

Handroanthus chrysotrichus

São encontradas aproximadamente 40 espécies de ipês no Brasil, sendo os mais comuns o Handroanthus chrysotrichus, conhecido como ipê-amarelo, e o Handroanthus heptaphyllus, conhecido como ipê-roxo.

CONHEÇA MINAS - O ipê vermelho existe, é nativo do Vale do... | Facebook.

Quais são os tipos de Ipês?

  • Ipê Amarelo.
  • Ipê Branco.
  • Ipê Rosa.
  • Ipê Roxo.

Suas folhas são compostas, com folíolos densamente branco-pilosos em ambas as faces quando jovens e, uma vez adultos, glabros na face superior e prateados na face inferior.

As folhas são compostas palmadas, 5-folioladas e os folíolos, quase glabros, possuem de 5-13 cm de comprimento por 3-4 cm de largura. As flores são reunidas em inflorescências terminais, com coloração roxa e, raramente, branca.

“O ipê tem flores na cor branca, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê verde, que tem uma flor esverdeada”, conta Lúcia.

Ipê-branco é brasileiro e o nome vem do tupi-guarani
Espécie típica do cerrado, ela tem o característico tronco tortuoso e as raízes profundas. As flores são em forma de trompete, com pétalas muito brancas e centro amarelo.

Ipê-rosado
Esse sim é rosa até no nome. E, se o tom não é tão intenso, o porte é vultuoso, podendo atingir até 35 metros. Além da tonalidade, outra diferença em relação ao ipê-roxo é a época da floração, mais comum na despedida do inverno.

Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.

Ele é bastante encontrado em grandes avenidas, cemitérios, praças e até ruas residenciais. Um exemplo é a famosa Avenida dos Bandeirantes. A madeira dessa árvore é bastante resistente, de difícil corte, e ela é utilizada em setores como o da construção.