Como saber quais são os meus defeitos?

Perguntado por: dalegria8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos
  1. Conheça os seus defeitos. Ao fazer uma pergunta como essa, o que os entrevistadores querem saber, na verdade, não é o seu pior defeito. ...
  2. Não apele para os clichês. Ao se autoexaminar, você vai encontrar inúmeros defeitos. ...
  3. Seja sincero. ...
  4. Mostre o que você faz para superar os defeitos. ...
  5. Dê exemplos.

No entanto, é preciso ter cuidado para não aparentar ser autocentrado e ter dificuldade de fazer autocrítica. A dica é responder de forma objetiva e direta qual é o defeito, dando um exemplo de como ele se manifesta no dia a dia e explicar brevemente como você faz para contornar essa característica, sem negá-la.

Definição - O que é Defeito
Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos, podendo afetar ou não a capacidade do item em desempenhar uma função requerida.

Concentre-se nos pontos profissionais
Falar sobre aspectos pessoais quando o recrutador perguntar sobre seu maior defeito não é uma boa ideia. Dizer coisas sobre sua vida pessoal não vai satisfazê-lo. A preocupação da empresa nesse momento é saber sobre a sua conduta no ambiente de trabalho.

Exemplos de pontos fracos e fortes
Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não) Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não) Solucionar problemas de maneira criativa (ou não) Resolver conflitos (ou não)

Veja algumas dicas abaixo para ajudá-lo nessa jornada.

  1. Foque nas coisas boas em você Sabe aquela voz dentro de você que o critica? ...
  2. Tente novas experiências. ...
  3. Elenque as suas conquistas. ...
  4. Peça ajuda de pessoas próximas. ...
  5. Revisite as suas qualidades todos os dias. ...
  6. Questione-se constantemente. ...
  7. Faça terapia.

Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.

Demonstre entusiasmo
Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Chegou a hora: o que falar em uma entrevista de emprego?

  1. A sua história. ...
  2. Suas competências profissionais. ...
  3. Por que você quer a vaga? ...
  4. Objetivos e metas para o futuro. ...
  5. Experiência em empregos anteriores. ...
  6. Qualidades e defeitos.

Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.” Muitos recrutadores consideram que utilizar uma "qualidade enfeitada de defeito" demonstra a falta de sinceridade e autoanálise do candidato.

7 dicas para entrevista de primeiro emprego

  1. Escolha bem o que vestir. Em primeiro lugar, João aconselha começar pelo mais básico. ...
  2. Tome cuidado com a fala. ...
  3. Valorize a experiência acadêmica. ...
  4. Pense em situações em que foi desafiado. ...
  5. Estude a empresa antes. ...
  6. Pense nos seus pontos fortes e fracos. ...
  7. Seja você mesmo na entrevista.

Por esse motivo, a primeira dica que temos para te dar é: seja sincero nas suas respostas. Ao ser perguntado sobre seus pontos fortes, você não precisa listar uma quantidade imensa de atributos para impressionar. Muitas vezes, menos é mais. O principal é que, ao mencionar suas qualidades, você seja verdadeiro.

Significado de Defeito
Hábito que causa danos; vício, mania. Etimologia (origem da palavra defeito). Do lati defectus.us.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

Respondendo ao questionamento “o que é defeito de caráter“, se trata de todo aspecto negativo em nossa personalidade. Nossas falhas são resultado de nossa construção social e percepção em relação ao mundo. Do mesmo modo que aprendemos a ser bons, também podemos ser educados para ir na direção contrária.

negativas: apegados, moralistas, rígidos, insegurança. positivas: otimistas, bem-humorados, improvisadores. negativas: alienados, fantasiosos, utópicos, desprezo pela rotina, impulsivo. negativos: agressivos, intolerantes, vingativos, franqueza.

Para mudar verdadeiramente, é preciso curar a negatividade, ou seja, curar emoções negativas que vem sendo acumuladas. Assim cortamos o mal pela raiz, e a melhora do comportamento acontece de forma espontânea. A mente reativa faz você agir por impulso, sem pensar e depois ficar muito arrependido de ter agido assim.

Se você estiver em seu primeiro emprego, você pode responder que deseja aprender tudo o que for possível a respeito da profissão a que está candidatando, mas também colocar em prática os seus conhecimentos. Se estiver estudando, mencione que precisa de uma oportunidade para testar e ver a teoria ganhando vida.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Pessoas infelizes não conseguem se divertir, aproveitar as coisas boas da vida. Tendem a colocar defeito em tudo e todos, ficam buscando defeitos nas coisas, apenas pelo simples prazer de reclamar.