Como saber os tempos verbais?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

A palavra passado é uma flexão verbal do verbo passar.

O pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações passadas. Ele pode ser simples ou composto. O pretérito perfeito indica uma ação passada. Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado.

O pretérito perfeito é usado para falar de fatos que ocorreram no passado. Além do pretérito perfeito existe o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Na sexta-feira eu visitei meus amigos de escola. Os alunos aprenderam essa matéria no ano passado.

O passado, ou pretérito, representa aquilo que já aconteceu no passado, no ontem. O presente representa o que está acontecendo agora, o hoje. Já o futuro, representa aquilo que vai acontecer, o amanhã. Sempre que escrevemos ou conversamos com as pessoas, utilizamos verbos nos diferentes tempos verbais.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

Existem três tempos primitivos e que você tem de saber: Presente do Indicativo, Pretérito Perfeito do Indicativo e Infinitivo Impessoal. A partir deles todos os outros são formados.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca.

Pretérito Imperfeito do Indicativo: formação

SerTerPôr
(eu) era (tu) eras (ele/ela/você) era (nós) éramos (eles/elas/vocês) eram(eu) tinha (tu) tinhas (ele/ela/você) tinha (nós) tínhamos (eles/elas/vocês) tinham(eu) punha (tu) punhas (ele/ela/você) punha (nós) púnhamos (eles/elas/vocês) punham

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala). Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:

  • Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem.
  • Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
  • Imperativo - exprime ordens, pedidos.

Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. (Nós) radical + -amos ou -ámos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. (Nós) radical + -emos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “... o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.”