Como saber os dados do RG?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar a data de emissão do RG, basta essa informação no verso do documento.

Como ver o seu RG online pelo nome? Por questões de segurança, não é possível ter conhecimento do número do RG apenas pelo nome. Para saber o número do RG de uma pessoa é necessário ter em mãos ao menos o CPF da pessoa que quer procurar.

Se você não possui o seu RG físico devido a perda ou roubo, é possível descobrir o número online através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS no seu celular (Android / iOS).

Se você precisa pegar informações da sua carteira de identidade, basta consultar rapidamente o RG pelo CPF na internet, através site do INSS. É simples, fácil e prático e você pode fazer isso pelo celular mesmo.

2ª Via Fácil

  1. Acesse o site da Polícia Civil.
  2. Insira o número do seu Registro Geral (RG) e outros dados solicitados.
  3. O sistema vai informar se você pode solicitar a 2ª Via Fácil - nesse caso, basta seguir as orientações.

O novo RG contará com um número de registro geral - que será sua identificação-, nome do cidadão, filiação, sexo, QR Code e MRZ para verificação da autenticidade, entre outras informações pessoais. Através do site ou do aplicativo Gov.br é possível ter acesso à versão digital da nova identidade.

O QR Code impresso nas cédulas de identidade físicas servem para comprovar a autenticidade do novo RG. Assim, o código que fica no verso (parte interna) do documento, traz informações sobre a identidade e se consta na base de dados oficial.

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

Você não consegue descobrir o número do CPF de alguém apenas pelo nome e data de nascimento de forma legal e online. A consulta de CPF é protegida por sigilo fiscal e só pode ser realizada pelo próprio titular ou por um representante legal autorizado.

Para descobrir data de nascimento pelo RG, procure o número do RG da pessoa em questão no Google podendo também inserir o primeiro nome da pessoa para facilitar a busca.

Como solicitar o RG digital? A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

CPF

Por que o CPF irá substituir o número do RG? O número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é gerado pela Receita Federal e vale em todo o Brasil. Já o RG (Registro Geral) é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado.

Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.

Ele se encontra no verso do seu Registro Geral, abaixo de “Distrito Federal”.

Assim que o novo RG único for emitido, é possível acessar o documento por meio do aplicativo Gov.br ao fazer login em seu smartphone. Uma cópia digital ficará disponível na seção Carteira de Documentos do app e você pode usar este documento como substituto da versão física.

Órgão emissor da Carteira de Identidade (RG)
Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou nesta terça-feira (8/2) – durante a cerimônia de lançamento de mais uma etapa para a implantação do Documento Nacional de Identidade (DNI) – que a iniciativa é fruto de uma parceria entre os poderes Judiciário e Executivo voltada ao atendimento das necessidades do cidadão ...

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.