Como saber onde meu Antenato nasceu?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

No portal Antenati, essa busca por certidões é feita a partir de dados como ano de nascimento, nome e/ou sobrenome do italiano e a cidade onde foi emitido o registro.

Existem empresas, que são especializadas e oferecem um serviço confiável de pesquisa genealógica direcionado para quem busca conhecer mais sobre os seus antepassados italianos. Uma delas é a Cidadania4U,que é parceira do Euro Dicas e pode ajudar você a descobrir mais informações sobre os seus antepassados italianos.

Pesquise em sites de genealogia
Existem muitos sites de genealogia com banco de dados que facilitam a busca. Neles você encontra muitas informações e registros de imigrantes de diversas partes do mundo. O mais famoso é o Family Search, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Para isso, é preciso procurar o cartório mais próximo do local de nascimento da pessoa. Uma dica é informar-se sobre quantos cartórios de registro civil existem em sua cidade de nascimento e entrar em contato com esses tabeliães para confirmar o registro.

Cidadão pode checar registro de nascimento e de óbito pela internet. Desde 26 de janeiro, informações sobre registros de nascimentos e óbitos poderão ser consultadas de forma online e gratuita pela meio da página da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça

A palavra significa antepassado, ou seja, qualquer ascendente em uma linha reta. Como por exemplo: Pai, mãe, avós e assim por diante. Para a emissão e reconhecimento da sua cidadania Italiana, não é necessário que seu antepassado esteja vivo ou que já tenha feito o reconhecimento da mesma.

Uma vez identificado o site do referido “Comune”, será necessário encontrar os contatos do escritório competente para o estado civil (indicado em geral como “Ufficio Anagrafe” ou “Ufficio Servizi demografici”), ao qual deverá ser enviada a solicitação da certidão original.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Para o reconhecimento é preciso comprovar por meio de certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito) a linha direta com o ancestral italiano nascido na Itália (dante causa/antenato) até chegar nos requerentes interessados, seja de linha Paterna ou Materna.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Conteúdo

  • 1.1. 2 – Adoram boas conversas.
  • 1.2. 3- Alimentação é coisa séria!
  • 1.3. 4 – Amam um cafezinho.
  • 1.4. 5 – Sentem orgulho da cultura local.
  • 1.5. 6 – Italianos celebram as artes e a beleza.
  • 1.6. 7 – Adoram uma Passeggiata Noturna.
  • 1.7. 8 – Priorizam tempo de qualidade em família.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Busca do cartório: Essa alternativa é uma das mais trabalhosas, porém mostra-se efetiva geralmente. A orientação para o interessado é certificar-se quantos cartórios de registro civil existem na cidade de nascimento do mesmo, entrar em contato com estes cartórios e confirmar o registro.

Outra opção para o cidadão que não sabe onde em qual cartório está registrado o seu documento, é realizar uma busca por meio do CPF, nome ou número. Por meio deste serviço é possível localizar contratos ou quaisquer outros documentos registrados em Cartórios de Títulos e Documentos.

A naturalidade refere-se ao lugar em que a pessoa nasceu, cidade e estado. A naturalidade não é considerada um direito como a nacionalidade, por isso, não pode ser alterada legalmente. Em alguns casos o termo é usado também para referir ao local de origem das coisas.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Passo 1: Acesse o site do Registro Civil e, entre as opções disponíveis, selecione “Nascimento”. Já na página inicial, você notará que também é possível acessar a Certidão de Casamento e Óbito. Passo 2: Na tela seguinte, insira a cidade, estado e cartório onde foi emitida a sua certidão.