Como saber o valor venal do imóvel pelo IPTU?

Perguntado por: lquaresma . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

É possível consultar qual o valor venal do imóvel junto à prefeitura da região em que a propriedade está localizada. No caso de algumas cidades, como São Paulo, a consulta pode ser feita pela internet a partir do IPTU e da data de inscrição do imóvel.

Como calcular o valor venal? Seguindo os critérios objetivos de avaliação, o cálculo do valor venal é feito através de uma simples fórmula: V= A x VR x I x P x TR.

O Valor Venal é o valor de referência que vale o imóvel de acordo com o Poder Público – Prefeitura. “O cálculo do valor venal varia de município para município.

O valor venal é diferente do valor real do bem (ou valor de mercado), que é o seu valor estimado no mercado, pelo qual ele pode ser negociado e vendido. Entretanto, é comum que no mercado imobiliário o valor venal seja usado como base para o cálculo do valor final de venda de um imóvel.

Os idosos com mais de 65 anos de idade poderão pedir, até o final de dezembro deste ano, a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para obter a isenção, o imóvel deve ser…

O valor venal de um imóvel, que serve como base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), não pode ser alterado por meio de decreto do prefeito, pois tal alteração somente pode ser realizada por lei em sentido formal.

Não há uma legislação para se atualizar o valor de um imóvel, o que pode ser feito e fazer uma pesquisa de mercado na sua região e pedir uma avaliação de um profissional ( corretor de imóvel ).

Normalmente, o valor da escritura e dos demais documentos fica em torno de 5% do valor venal do imóvel, podendo variar de acordo com a região e o cartório escolhido.

Lembre-se, no entanto, que o valor venal pode variar de acordo com o mercado de imóveis, e você pode conseguir uma transação tanto abaixo, como acima do valor de venda.

Na certidão de quitação de IPTU ou no próprio boleto de pagamento informa a área total.

Para os residenciais há incidência de 1% do valor venal, ou seja, 1% do valor de venda atualizado do imóvel. Já para os demais imóveis, o percentual é de 1,5% sobre o valor venal.

Para saber o valor do metro quadrado de um bairro, converse com os seus vizinhos, ou seja, alguns proprietários da região onde está localizado o imóvel que você pretende comprar. Assim, para calcular, você deve dividir o preço do imóvel dos demais proprietários e dividir pela metragem de cada um.

O valor venal do imóvel é uma estimativa de preço que o Poder Público faz nos casos de transação de propriedade. O objetivo principal dessa medida é compor o cálculo de impostos de propriedade, como o ITBI e o IPTU. Da mesma forma, utiliza-se esse valor na definição de emolumentos judiciais ou administrativos.

O inventário é calculado sobre a soma de todos os bens a serem inventariados. Portanto, basta somar os bens existentes (imóveis, veículos, investimentos etc.), para se chegar ao valor total do inventário (Fonte: Advocacia Pinheiro).

Para quem precisa verificar o valor venal do seu imóvel, basta acessar o site da prefeitura e preencher o cadastro com os dados solicitados, como número de registro do imóvel, data base. Em alguns casos podem ser solicitados CPF ou CNPJ e nome do proprietário. Ao concluir, é possível ver o valor base na tela.