Como saber o tipo de verme que tenho?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.

Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:

  1. Leite com hortelã ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. ...
  3. Chá de cúrcuma. ...
  4. Chá de mastruz. ...
  5. Azeite de alho. ...
  6. Chá de artemísia. ...
  7. Chá de erva-doce.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.

A contaminação por vermes não é perigosa, porque esses vermes são facilmente removidos. No entanto, pode ocorrer alguma fraqueza e perda de peso. A principal complicação devido é a anemia. Este parasita se alimenta de sangue a partir da parede do intestino.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Alimentos que ajudam a matar vermes
Alho, cebola, orégano, gengibre, óleo de coco, suco de mamão, kefir, chucrute e iogurte estão entre eles. Entenda como agem: Alho e cebola: os vegetais reforçam a imunidade e têm efeitos anti-parasitários.

Os alimentos importantes para o processo de desintoxicação são as frutas e vegetais em geral, mas, especificamente, os alimentos com teores elevados de antioxidantes, como brotos, brócolis, couve, alho, lentilha, melão, lima, limão, maçã, temperos e ervas como aipo, salsinha, gengibre e alecrim.

Os ovos das tênias adultas saem do hospedeiro humano através da eliminação das proglotes (segmentos do corpo do verme) junto às fezes. Essas são consumidas por animais, como porco ou gado, quando há problemas de saneamento básico na região.

O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.

A solitária é o verme adulto e se aloja no intestino do ser humano. Já o cisticerco, que é a larva da taenia solium ou da taenia saginata, se hospeda tanto em homens quanto em animais.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Como deve ser o tratamento para vermes intestinais. O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.

REMÉDIOS CASEIROS PARA VERMES

  1. Leite com hortelã Este remédio caseiro que recomendado que seja ingerido em jejum. 4 talos e 10 folhas verdes de hortelã-pimenta; ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. 1/2 colher (de sopa) das sementes de mamão; 1 colher (de sopa) de folhas secas de arruda em uma panela;

Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.

Apesar de rara, a eliminação de parasitos pela urina pode ocorrer em infestações parasitárias renais.

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias. “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Para cada tipo de parasita, existe um tempo de tratamento mais adequado, que pode variar de 1 a 5 dias, por exemplo. Em geral, o efeito já é sentido logo após o término do tratamento, se ele for indicado adequadamente e os sintomas sejam realmente causados por parasitose intestinal. Espero ter ajudado.