Como saber o tipo de SSD do notebook?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Outra opção é acessar o site da fabricante. Nele, digite o modelo do notebook e encontre a página de especificações técnicas do dispositivo. Verifique se a descrição do componente de armazenamento menciona "SSD" ou "Solid State Drive". Se sim, o seu notebook possui um SSD.

Vá até "Meu Computador" e clique com o botão direito do mouse sobre ele, depois escolha "Gerenciar". No meu "Repositório" escolha "Gerenciamento de disco". 2. Você verá todas as partições SSD.

Seu sistema é compatível com NVMe? Duas coisas que você precisa procurar no sistema do seu computador são um slot M. 2 integrado e o suporte para NVMe. Verifique a página do produto de seu computador para ver se existe um slot M.

Para tirar a dúvida, é só procurar pelo modelo na internet e checar se há compatibilidade com o padrão NVMe. O Sata já é um padrão comum, até das placas-mãe mais antigas. Contudo, já não é mais suficiente em relação ao que pode ser aproveitado no SSD.

Diferença física entre os dispositivos
Os do tipo SATA são mais próximos dos HDDs, ainda que mais finos. Já os SSDs do tipo NVMe mais parecem com pentes de memória do que com unidades de armazenamento. Como eles são encaixados diretamente em um slot da placa-mãe, faz mais sentido que eles tenham esse formato.

SSD PCI Express
Um SSD PCIe é consideravelmente mais rápido que um SSD SATA e existem modelos que alcançam uma grande velocidade realmente, como 2400 MB/s para leitura e 1200 MB/s para escrita.

A diferença entre os dois pode ser visualmente percebida: enquanto o conector IDE possui 40 pinos, o padrão SATA tem apenas 7. De qualquer forma, é possível confirmar qual o controlador do seu HD sem precisar abrir o computador para verificar os cabos.

2. Existem dois tipos principais de SSDs M. 2, aqueles que usam o barramento PCIe (estes são comumente conhecidos como SSDs NVMe) e aqueles que usam o barramento SATA.

Na maioria dos casos, o SSD será automaticamente detectado pelos BIOS. Em alguns casos, os BIOS irão mostrar o número do modelo da unidade, enquanto em outros casos, só indicam a existência de uma unidade e sua capacidade.

Método 3: Gerenciamento do computador

  1. Clique em Iniciar e em Executar.
  2. Digite compmgmt. msc e clique em OK.
  3. Em Armazenamento, clique em Gerenciamento de disco. A capacidade da unidade será listada abaixo de Capacidade.

O que você vai precisar para instalar SSD é comprar um SSD SATA e um pendrive de, no mínimo, 8 GB de capacidade (no vídeo explicamos o motivo). Quanto ao SSD, há várias marcas no mercado e você pode comprar um modelo com capacidades que vão de 128 GB até 1 TB de capacidade.

A principal diferença entre um SSD M. 2 NVMe e SATA está na tecnologia de interface e níveis de desempenho. Um SSD M. 2 SATA ainda usa a tecnologia de interface com base em SATA que não melhora sua velocidade e desempenho a menos que seja um SSD M.

NVMe (Non-Volatile Memory Express) é uma interface e unidade de comunicações que define um conjunto de comandos e recursos para SSDs com base em PCIe com a finalidade de aumentar o desempenho e a interoperabilidade em uma ampla variedade de sistemas empresariais e de clientes.

Não há nenhum método via software que seja confiável para avisar ao usuário sobre a existência de slot M. 2 em seu notebook. A única forma de descobrir se sua máquina possui a interface é por meio do manual ou abrindo o computador para verificar a placa-mãe.

Para verificar o driver NVMe real instalado em seu sistema, siga estas etapas:

  1. Aberto Gerenciador de dispositivos. Digite a tecla Windows + x. ...
  2. Clique no menu suspenso dos controladores de armazenamento. ...
  3. Clique com o botão direito E Selecione Propriedades para ver a versão exata do driver.

O padrão atual no que diz respeito a performance é o NVMe PCIe 4.0, que pode oferecer velocidades de leitura e escrita realmente elevadas. Os SSDs SATA possuem uma limitação de velocidade próxima aos 600 MB/s, que, mesmo sendo muito abaixo de um modelo NVMe, ainda é muito mais eficiente que um HD convencional.

Velocidade: O SSD PCIe possui uma largura de banda maior do que o SATA, permitindo taxas de transferência de dados mais rápidas. Isso resulta em tempos de carregamento mais curtos, inicialização mais rápida do sistema operacional e melhor desempenho em aplicativos e jogos que exigem leitura e gravação intensivas.

Slot M.
Todos os slots M. 2 da placa-mãe têm 22 mm de largura, mesmo aqueles que suportam placas de largura de 30 mm (Figura 4 [somente em inglês]).

NVMe é um protocolo que foi projetado para este segundo tipo de disco rígido. Bem, cada um desses discos rígidos tem um tipo de conexão que se conecta ao seu computador. Essencialmente existem dois tipos de conexão: SATA e PCIe (explicaremos a diferença na próxima seção).

SATA III (revisão 3. x), conhecida como SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.0Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado pela interface é de até 600 MB/s.