Como saber o tipo de SATA do notebook?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A diferença entre os dois pode ser visualmente percebida: enquanto o conector IDE possui 40 pinos, o padrão SATA tem apenas 7. De qualquer forma, é possível confirmar qual o controlador do seu HD sem precisar abrir o computador para verificar os cabos.

As especificações SATA II são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I. As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.

Enquanto no SATA 1 os dados são transmitidos a 1.5Gbit/s, nos HDs SATA 2 a transmissão é de 3Gbits/s. Mesmo que você não tenha certeza se a placa mãe de seu computador suporta HDs SATA 2, você pode conectá-lo à placa, pois caso ela não suporte, o HD funcionará normalmente, mas com velocidade reduzida.

Existem diferentes versões SATA 1.0, 2.0, 3.0. Todos eles cumprem a função de estabelecer uma conexão física direta entre dois dispositivos sem interferência. A diferença entre as 3 versões está na velocidade de transmissão de dados.

Usando o gerenciador de tarefas
Isso vai abrir o Gerenciador de Tarefas. Selecione a aba Desempenho. À esquerda, você verá uma lista com elementos de hardware do seu computador. Você verá dados sobre CPU, memória e discos rígidos.

Método 3: Gerenciamento do computador

  1. Clique em Iniciar e em Executar.
  2. Digite compmgmt. msc e clique em OK.
  3. Em Armazenamento, clique em Gerenciamento de disco. A capacidade da unidade será listada abaixo de Capacidade.

Clique com o botão direito do mouse sobre essa unidade, vá em Propriedades e, depois, selecione a aba Hardware. O nome do seu SSD deve aparecer ali. Para obter mais detalhes sobre o dispositivo, basta selecioná-lo e clicar no botão Propriedades localizado mais abaixo.

As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.

Você deve sempre ler as informações do fabricante do computador / placa-mãe para confirmar quais comprimentos são suportados, mas muitas placas-mãe irão suportar 2260, 2280 e 22110. Muitas placas-mãe irão fornecer múltiplos parafusos de retenção para compensação, permitindo que um usuário prenda um SSD M.

Com esse salto em velocidade, padrão IDE ficou definitivamente para trás, já que o SATA II é muito mais rápido.

SSD tipo SATA 3
A interface SATA 3 é a mais interessante para as unidades de armazenamento SSD, já que utilizam memória do tipo Flash e podem alcançar as taxas de transferência que esse protocolo proporciona.

É possível configurar a unidade de disco rígido SATA para um dos três modos de controlador: IDE, AHCI ou RAID. Ativar o modo RAID também ativa os recursos AHCI. O modo IDE é o mais simples. No modo IDE, a unidade de disco rígido é configurada para funcionar como uma unidade de disco rígido IDE ou Parallel ATA (PATA).

SATA III (revisão 3. x), conhecida como SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.0Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado pela interface é de até 600 MB/s.

A principal diferença entre um SSD M. 2 NVMe e SATA está na tecnologia de interface e níveis de desempenho. Um SSD M. 2 SATA ainda usa a tecnologia de interface com base em SATA que não melhora sua velocidade e desempenho a menos que seja um SSD M.

O SATA III (6Gb/s) é apenas a evolução do SATA II, porém a sua velocidade é um pouco maior que o dobro do SATA II, devido ao melhoramento da tecnologia de protocolo. O SATA III possibilita leituras e escritas sequenciais de até 550MB/s, mas não alcaçna os 750MB/s(6Gb/s) prometidos.

Para a conexão da placa-mãe do seu computador com o dispositivo eletrônico, utilize o cabo SATA. Para a transferência de dados com maior rapidez, use o cabo SATA SSD para a instalação do SSD em seu PC. Encontre outros cabos SATA como: Cabo SATA USB ou Cabo SATA HD.

Para identificá-los não há muito mistério, pois eles usam conectores bem diferentes. O HD IDE, na sua parte traseira, possui um conector de 40 pinos. Ele possui também um conector macho de 4 pinos para a alimentação elétrica. Já os HDs Sata usam um conector bem menor, de apenas 7 pinos.

O HD de 2.5 polegadas costuma ter cerca de 3 polegadas de largura, enquanto o HD de 3.5 polegadas tem aproximadamente 4 polegadas de diâmetro. Em geral, os HDDs de 2.5 polegadas são menores em comprimento, largura e altura do que os HDDs de 3.5 polegadas.

Desempenho
Enquanto HDs com a antiga interface só podem transmitir até 133 MB/s de dados, o limite da interface SATA é muito maior. Sua primeira geração já oferecia até 150 MB/s de velocidade, passando para 300 MB/s na SATA II e o máximo de 600 MB/s na SATA III.

Sim, sem pensar duas vezes, você pode usar SSD e HDD juntos em um único sistema.