Como saber o tipo de atividade de uma empresa?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Para encontrar o(s) código(s) CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado(s) ao objetivo social de sua empresa ou establecimento, acesse a Consulta CNAE do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para consultar o CNAE correto para sua empresa, acesse a tabela CNAE da Contabilizei. Já para consultar o código de serviço para a cidade de São Paulo, você pode acessar diretamente o site da prefeitura ou consultar o nosso conteúdo sobre ISS para mais informações.

No site do Concla/IBGE você pode pesquisar o CNAE prestação de serviços digitando as palavras-chave no campo “Atividade” ou navegando pela “Estrutura”. Vale ressaltar que sua empresa não precisa ter um único CNAE. É possível escolher um código principal e até 99 secundários, conforme os tipos de serviços oferecidos.

Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

A atividade principal de um CNPJ é aquela que emite a maioria das suas notas fiscais.

Você deve estar se perguntando o que é CNAE Primário ou Principal. Segundo a definição do Governo Federal, é a “atividade econômica principal, dentre as constantes no ato constitutivo ou alterador, é aquela considerada de maior receita auferida ou esperada.”

Onde consultar? Todas as informações sobre o MEI estão no Portal do Empreendedor, onde também é feito o registro do empreendedor, então, para saber sobre as atividades permitidas e consultar se a sua se enquadra no MEI, basta acessar o site em www.portaldoempreendedor.gov.br.

Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.

São exemplos de prestação de serviços as atividades de transporte, educação, alimentação, telecomunicações, saúde, beleza, marketing, advocacia, tecnologia da informação, entre outras áreas essenciais.

O código CNAE ou, por extenso, Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma forma de padronizar, em todo o território nacional, os códigos de atividades econômicas e os critérios de enquadramento usados pelos mais diversos órgãos da administração tributária do Brasil.

6300 – Prestação de serviços de comunicação; 6350 – Prestação de serviços de transporte; 6900 – Outras saídas de mercadorias ou prestação de serviços.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é o instrumento utilizado para padronizar os códigos de identificação das unidades produtivas do país nos cadastros e registros da administração pública nas esferas de governo, contribuindo para a melhora da qualidade dos sistemas de informação.

As categorias taxonômicas básicas, do grupo mais abrangente para o mais restrito, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Um hábito comum dos humanos é a sua necessidade constante de classificar tudo em sua volta.

O que é A CNAE é a classificação de atividades econômicas adotada na produção e disseminação de estatísticas econômicas e na organização de cadastros da Administração Pública do país.

Indústria é responsável pela produção de bens com base em matérias-primas. Surgiu no século XVIII, e atualmente dispõe de elevado nível tecnológico e ampla difusão espacial. A indústria produz matérias-primas intermediárias, maquinários e bens destinados a um consumidor final.

Poderão ser informadas até 99 atividades econômicas secundárias. A atividade econômica informada como principal não poderá ser informada também como secundária e vice-versa. Nos casos de alteração de atividade econômica, todos os códigos deverão ser informados, sejam novos ou anteriormente já informados.

No Brasil, os códigos CNAEs são desenvolvidos pelo IBGE, seguindo o que determina a norma Internacional de Classificação Industrial (ISIC). Como Funciona o CNAE? Cada código CNAE tem inicialmente cinco dígitos, mas chega a um total de sete números quando é introduzida uma subclasse.

Acesse a CNAE-Fiscal no site do IBGE (tabela CNAE). Clique em Estrutura: Agora que você tem acesso a uma divisão de seções do CNAE. Neste momento, você irá selecionar a seção, a divisão, o grupo e a classe que melhor descrevam a atividade da sua empresa, chegando assim a sua CNAE-Fiscal, que tem sete números.