Como saber o seu diferencial?

Perguntado por: vtrindade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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5 formas de encontrar o diferencial competitivo de um empreendimento

  1. 1- Conhecendo bem quem é seu público. ...
  2. 2- Entendendo como os seus concorrentes fazem. ...
  3. 3- Realizando uma análise SWOT. ...
  4. 4- Aplicando as 5 forças de Porter. ...
  5. 5-Definindo o básico da sua empresa: visão, valores e propósito.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Uma empresa só pode ter um diferencial competitivo se ela conhecer o perfil de seus consumidores. É necessário identificar a idade, o sexo, os hobbies, os hábitos de consumo e os interesses. Isso vai ajudá-lo a avaliar as necessidades dos consumidores e relacioná-las com os produtos/serviços que a sua empresa oferece.

Diferencial competitivo é aquilo que torna uma empresa única diante das demais, dando a ela uma vantagem para alcançar um desempenho melhor no mercado. Através dele, um negócio se destaca num determinado segmento, conquistando a preferência dos consumidores diante da concorrência.

O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

O diferencial competitivo representa uma série de atributos que tornam os profissionais únicos e superiores aos demais. Saiba mais no post! O diferencial competitivo representa o conjunto de atributos que um profissional desenvolve ao longo da carreira para ter um perfil mais valorizado no mercado de trabalho.

Companheirismo e empatia são habilidade valorizadas por recrutadores das empresas mais concorridas do mundo. Destacar-se em um processo seletivo não é tarefa fácil, principalmente quando há centenas de pessoas concorrendo a uma mesma vaga. Para impressionar um recrutador, é preciso se preparar e segurar a ansiedade.

Ao esclarecer o que te diferencia dos outros candidatos, é uma boa ideia tentar prever como os outros profissionais responderiam essa pergunta. Após listar suas próprias qualificações e competências, comparando-as com os requisitos da vaga, tente prever o que os outros candidatos adicionariam às suas respostas.

Uma resposta boa para a pergunta “Fale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.

Pontos a mencionar

  • Falar das experiências passadas;
  • Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;
  • Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;
  • Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. Falar brevemente sobre passatempos (hobbies) que tenha;
  • Seu papel na empresa.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Inovação do produto
Outro fator importante de popularidade e crescimento da Nike é seu foco na inovação de produtos. Além da qualidade da matéria-prima utilizada, a empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias que a ajudam criar produtos melhores e com desempenho superior aos concorrentes.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Trabalhar em locais como esses fornecem muita experiência e qualificação ao colaborador, além de que agrega bastante em seus respectivos currículos. Locais como esses são comuns que as pessoas até aceitem ganhar menos, para conseguir adquirir aprendizados práticos que dificilmente conseguiriam em outras oportunidades.

Afinal, o que é ser uma empresa única? Esse conceito vai muito mais além de ser uma empresa solitária e sem concorrência em seu mercado e trata mais de uma empresa conceitual e estratégica do que questões mercadológicas.

O diferencial da maçã
Além ser dinâmica, a empresa sempre soube aliar engenharia de tecnologia com design. Isso significa que o aparelho é bonito e apresenta um formato diferenciado, mas também que tem um funcionamento excelente e traz uma nova facilidade ao usuário a cada lançamento.