Como saber o sentido do torque?

Perguntado por: edias . Última atualização: 21 de maio de 2023
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A direção e o sentido do vetor torque serão dados pela regra da mão direita. Enrolamos os dedos em torno do eixo de rotação, e fazemos com que os dedos apontem na direção e no sentido do vetor força. Com isso, o vetor torque vai apontar na mesma direção e sentido do dedo polegar.

"Uma força aplicada a alguma distância do um eixo, causando ou impedindo uma torção ou rotação" seria uma descrição mais precisa. O torque é o produto da força aplicada em torno de um eixo multiplicada por sua distância do eixo ou braço de momento. (T = F x BM).

Um método para calcular o torque é multiplicar a força (F) que gerou pelo braço de alavanca (d). A fórmula clássica é T = F x D, significando que o torque(T) é igual à força(F) multiplicada pela distância perpendicular da linha de ação da força ao eixo da rotação(d).

Como já dissemos, o torque é uma grandeza resultante do cálculo da força pela distância, portanto, para calcular o torque de uma máquina basta multiplicar a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d). Quanto mais distante a força aplicada estiver do centro do eixo do motor, maior será o torque.

No Brasil, geralmente ele é medido em kgf. m (quilograma força vezes metro). É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

Conceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho. Só que o mais potente fará o percurso em um tempo incomparavelmente menor, por ter mais potência.

Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.

Em termos comparativos, os motores de 2 polos conseguem atingir até 3600 rpm, e os de 4 polos 1800 rpm.

De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).

Quanto maior o braço de força, maior é a força necessária para movimentar a alavanca se a resistência e o braço de resistência permanecem constantes. E, quanto maior o braço de resistência, menos a força consegue movimentar uma resistência por uma amplitude de movimento mais ampla.

De forma simplificada, o torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. Você gera, por exemplo, torque toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela. Um exemplo prático sobre isso é quando usamos uma chave de boca para apertar ou soltar os parafusos de uma roda.

Quando um torque produz uma rotação no sentido anti-horário, seu sinal é positivo, quando a rotação produzida acontece no sentido horário, ele é negativo.

Descoberto por Arquimedes, o torque é um tipo de força que causa a rotação de um objeto em torno de um eixo. Por exemplo, ao abrir uma porta, você realiza uma força, cuja componente penpendicular à porta faz com que ela gire em torno da dobradiça.

Se você quer empurrar algo em linha reta (o carro sem bateria) é força, se você quer fazer algo girar, essa aplicação de força passa a se chamar torque. Quando você pedala uma bicicleta, você está aplicando torque sobre o pedivela. Torque é simplesmente a força rotacional.

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O Remap, ou Reprogramação da Injeção Eletrônica, é uma técnica que ajuda a aumentar a potência de um veículo. Ela está sendo cada vez mais procurada pelos motoristas, justamente por não ser necessário realizar mudanças na parte mecânica do carro. Dessa forma, o Remap é totalmente seguro e muito eficiente.

Mas quer ver a verdadeira diferença. O supercarro tem torque de 700 Nm, enquanto o caminhão tem 3.700 Nm. Vocação para velocidade e para cargas, respectivamente.

Audi e-tron S Sportback

Audi e-tron S Sportback
O e-tron S Sportback, um SUV-Coupê, é o carro com o maior torque (973 Nm) da marca a nível mundial. E esse é o principal diferencial em relação à versão lançada em 2020, com uma configuração bem similar à de 2021.

Em resumo, a maior robustez de um motor a diesel é necessária justamente porque ele tem a taxa de compressão mais elevada e, consequentemente, gera mais torque.

Na prática, o cavalo representa potência (medida em cavalo-vapor) e pode ser resumido como o principal responsável por fazer um carro ganhar velocidade. Já o torque (medido em kgfm – quilograma força metro – em nosso país) pode ser entendido como o responsável por entregar força.

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