Como saber o resultado do exame de lactose?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O teste será positivo (paciente considerado intolerante) se, após a ingestão da lactose, todas as dosagens de glicemia forem inferiores a 20mg/dl da glicemia inicial. Existe ainda o teste molecular no sangue e saliva. Entretanto, o padrão ouro é o teste de hidrogênio expirado.

A intolerância à lactose é uma condição comum e que é mais provável de ocorrer na idade adulta, com maior incidência em adultos mais idosos. Algumas populações étnicas e raciais são mais afetadas que outras, como afroamericanos, hispânicos, índios Americanos e Americanos de origem asiática.

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.

A intolerância possui três classificações: primária, secundária e congênita. A intolerância ontogenética à lactose ou hipolactasia primária adulta é a forma mais comum. Já a deficiência secundária consiste em um quadro fisiopatológico que tem como consequência a má absorção de lactose.

Os sintomas de intolerância à lactose podem ser facilmente confundidos com mal-estar abdominal comum. Por esse motivo, muitas pessoas que têm a condição demoram a procurar por ajuda médica, o que dificulta o diagnóstico precoce e compromete o bem-estar.

Nos casos mais leves ou moderados, é possível consumir com moderação alimentos com menor quantidade de lactose. Mas, também é possível recorrer à lactase sintética, comercializada em forma de pílulas ou comprimidos e ingerida antes das refeições que contenham leite e derivados para reduzir o desconforto.

Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.

Para confirmar a presença de intolerância à lactose, o diagnóstico pode ser feito através de exame de fezes, exame de sangue, teste respiratório ou biópsia do intestino.

- Leite zero lactose: Foi desenvolvido especialmente para quem sofre com intolerância à lactose. A lactose é o nome dado ao açúcar do leite. Quem sofre com intolerância ao composto, não possui no trato digestório a enzima lactase.

Teste de tolerância à lactose
Apresentando uma sensibilidade de 94%, esse teste é o um dos mais utilizados, consiste na ingestão em jejum de uma dose concentrada de lactose. Após essa ingestão, são realizados alguns exames de sangue periódicos durante o mesmo dia para avaliar a concentração de glicose no sangue.

A intolerância à lactose ou hipolactasia é uma condição muito comum que afeta mais da metade da população. No entanto, muitos ainda não sabem o que ela significa e têm dificuldades em entender a causa dos sintomas. Você já sentiu algum desconforto após ingerir leite ou produtos derivados?

Os sintomas de intolerância à lactose costumam variar conforme o grau da doença. De modo geral, eles se dividem em três grupos: dores locais, no aparelho gastrointestinal e outros tipos de reações. A dor no abdômen é um dos sintomas mais comuns.

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

O que tomar em uma crise de intolerância à lactose? O ideal é evitar uma crise como essa, mas caso esteja no início do diagnóstico, é indicado que, quando começar a sentir desconfortos, o paciente beba bastante água, já que um dos principais sintomas é a diarreia – que pode causar desidratação.

Pessoas intolerantes à lactose podem consumir qualquer alimento que não contenha lactose. Mas, isso não significa a exclusão de produtos lácteos da alimentação! Atualmente é possível encontrar uma oferta variada de produtos zero lactose.

Além de causarem dor, os gases produzidos no intestino durante a fermentação também são responsáveis por gerar inchaço abdominal. Portanto, um paciente que apresenta barriga inchada, sensação de estufamento e excesso de flatulência tem chances de ter intolerância à lactose.

Quais são os sintomas mais comuns da intolerância alimentar? Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, em geral, estão relacionados ao sistema digestivo. Alguns exemplos são náuseas, vômito, dores de estômago, prisão de ventre ou diarreia. A intolerância também pode causar irritabilidade e enxaqueca..

Para a confirmação diagnóstica da intolerância à frutose, é necessário que haja sintomas típicos e que o Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado seja positivo. Por outro lado, para a confirmação de má absorção de frutose, basta o teste ser positivo, não havendo necessidade da apresentação de sintomas pelo paciente.