Como saber o que o bebê está fazendo na barriga?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O bebê se vira de lado, faz movimentos involuntários. Isso significa que ele está se alimentando bem e que o oxigênio chega corretamente na placenta. 9ª a 14ª semanas – a criança já soluça, vira a cabeça, leva as mãos ao rosto, abre a boca e se estica. A partir da 11ª semana, ela começa a bocejar e mexer os olhos.

Se o chute for abaixo do umbigo, seu filho deve estar com a cabeça para cima. Visualize onde os pés e as pernas podem estar baseando-se no local do chute. Se sentir vários chutes no meio da barriga, talvez ele esteja em uma posição posterior – com a cabeça para baixo e com as costas viradas para as suas costas.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.

Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo). O bebê também pode escolher apenas uma delas e permanecer assim até o final da gestação.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar. No entanto, já que são sensações comuns do final da gravidez, é só na consulta pré-natal que um obstetra consegue confirmar.

Para mudar de posição, o feto pressiona os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes você consegue ver um montinho na barriga. Acaricie esse montinho para que o bebê saiba que você está ali! Neste momento, começa a treinar o movimento de engolir líquidos e também a fazer xixi.

Reforce a sua dose de paciência e carinho, e embarque nessa com ela. Entenda que o papel do homem é fundamental em todas as etapas da gravidez. Pesquise e procure ficar por dentro dos assuntos ligados à gestação e aos bebês até para compreender melhor cada fase que sua mulher vem passando.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa?

– Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama. – Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero. O bebê não consegue entender o que está acontecendo, contudo, o batimento dos corações se acelera.

“Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem”, garante Bento. Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa.

Tosse na gravidez prejudica o bebê? A tosse na gravidez não prejudica o bebê, pois ela não é um sintoma perigoso e o bebê não o percebe.