Como saber o quanto uma lâmpada ilumina?

Perguntado por: dsanches7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

O cálculo do lux é realizado pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada dividido pelo metro quadrado do espaço. Já o lúmen representa a quantidade de luz emitida por uma lâmpada — dado informado nas embalagens de produtos de iluminação, necessário para realizar o cálculo do lux.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

São diversos os benefícios quando comparada a outros tipos de lâmpadas, como a incandescente, a halógena e a fluorescente. O custo-benefício das lâmpadas de LED forte é excelente, principalmente porque elas: São muito mais eficientes, alcançando um desempenho 80% maior do que a incandescente, por exemplo.

O refletor LED 100W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros.

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m².

Mais watts não significam mais potência
Porém, mais watts não significam necessariamente que o produto possui maior potência de iluminação. O número de watts indica a quantidade de energia gasta pela lâmpada.

A potência, medida em watts (w), é a quantidade de energia utilizada pela lâmpada para que ela possa fornecer luz para qualquer tipo de ambiente.

Portanto, a segunda lâmpada, de maior potência, tem menor resistência.) Portanto a lâmpada de 60 W é a que mais brilhará, pois é a que tem maior resistência.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

IncandescenteHalogéneoLED
30W25W3W
60W50W8W
75W60W12W

Uma Lâmpada Led com potência de 9 ou 10 Watts tem em torno de 1000 lúmens, então seria necessário 2 a 4 destas, dependendo do seu gosto para ambientes mais ou menos iluminados.

16 metros

O refletor 200W, um dos modelos mais potentes, consegue iluminar uma área de até 16 metros. Sendo muito utilizado em fachadas, estacionamentos, condomínios e piscinas.

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Quanto ilumina um plafon de 36W? Um plafon de LED 36W tem dimensões 40 x 40 cm e ilumina ambientes com cerca de 25 m² ; um plafon de LED 40 W tem tamanho total de 62 x 62 cm e ilumina espaços de até 30 m².

A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO
Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Como identificar a potência de uma lâmpada? Ao analisar diversos modelos de lâmpadas, você irá notar nas embalagens algumas especificações técnicas. As mais importantes para ficar de olho são o watt (W) e o lúmen (lm). Saber a diferença entre essas duas medidas é fundamental para conseguir identificar o produto certo.