Como saber o Orixa de cabeça pela data de nascimento?

Perguntado por: oespinosa4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Como descobrir meu Orixá de cabeça? Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa. De posse destes dados, dia, mês e ano, fazer a soma individual de cada número.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Os Orixás foram divididos da seguinte forma: o elemento fogo é regido por Ogum, Yansã e Xangô; o elemento ar, por Oxumarê, Logun-Edé e Exu; o elemento água conta com Oxum, Obá, Nanã e Yemanjá; por fim, o elemento terra possui os Orixás Oxóssi, Ossâim, Ewá, Oxalá, Iroko e Omolu (Obaluaê).

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

As cabeças foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Chamadas de “Iba-Ori”, as cabeças de orixás não estão presas, contudo, a uma abordagem religiosa.

No plano individual, cada orixá feito (o que se chama de o santo da pessoa) pode ter diversos tipos de relação com outros orixás, com outras pessoas e mesmo com outras entidades não humanas. Um enredo entre dois orixás individuais, por exemplo, pode fazer com que os seus "filhos" sejam feitos no mesmo barco.

Oxum

Segundo ele, o ano é propício a realizações de grandes projetos. Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.

São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande. Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.

Os filhos de Oxum dão grande importância ao dinheiro e à riqueza. Gostam de estar sempre rodeados por coisas caras. Além de ter posses, eles gostam de exibi-las para as outras pessoas. São pessoas que se sentem atraídas por joias, roupas de marca e por coisas que lhe tragam conforto para a sua vida.

Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Para que um abiã possa receber o seu orixá é preciso que, primeiramente, realize o processo denominado iniciação. Esse é considerado um rito de passagem, cuja finalidade é estabelecer uma relação do sujeito com o seu orixá, com o orixá do Babalorixá ou da Yalorixá da casa e com o terreiro (Machado, 2012).

Por ser um signo regido por Plutão, planeta associado à transformação e à profundidade, os escorpianos são frequentemente associados à intuição, já que possuem a capacidade de perceber o mundo invisível e à mediunidade. Para a surpresa de muitos, os virginianos também têm muita mediunidade.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

Cores, oferendas e saudação. As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes em Exu. Os traços de personalidade mais comuns associados a ele são: disciplina, paciência e proteção nos caminhos.

Como se conectar a Exu e Pomba Gira
Feche os olhos, dance, movimente todo o seu corpo, iniciando pelos pés até a cabeça. Imagine que você está circulando, e aos poucos veja mais pessoas ao seu redor, e mais, até que todas as pessoas do planeta estejam circulando.

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.