Como saber o número do recibo do Imposto de Renda?

Perguntado por: vramires8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

E para conseguir resgatar o número do recibo do Imposto de Renda o contribuinte tem quatro alternativas: no computador ou nos dispositivos móveis (celular ou tablet) usado para enviar a declaração dos dois últimos anos; no portal e-Cac da Receita Federal; pela conta Gov.br com níveis Prata ou Ouro, ou nas unidades da ...

App Meu Imposto de Renda
Também é possível acessar os arquivos através do aplicativo Meu Imposto de Renda. Basta baixar e acessar a conta gov.br. Em seguida, clicar no ano da declaração e em “compartilhar arquivos”.

Na página inicial do sítio da RFB (idg.receita.fazenda.gov.br), clique em SERVIÇOS PARA O CIDADÃO E PARA A EMPRESA. 2) Na página seguinte, clique em GERAR CÓDIGO DE ACESSO. 3) Clique na opção GERAR CÓDIGO DE ACESSO PARA PESSOA FÍSICA.

Os arquivos podem ser baixados pelo e-CAC, acessando com sua conta gov.br, de nível prata ou ouro.

Não há base legal para a exigência ou mesmo solicitação de cópia de parte de Declaração de Imposto de Renda de servidores, podendo se configurar tal procedimento como tentativa de violação do direito à privacidade.

Não foi possível gerar o código de acesso pelo seguinte motivo: Você não apresentou declaração de imposto de renda (DIRPF) como titular em nenhum dos dois últimos exercícios. Para acessar o Portal e-CAC, utilize um certificado digital próprio ou nomeie um procurador que possua certificado digital.)

Número de 12 dígitos, mesmo não sendo obrigatório para a declaração original, é necessário para o caso de fazer a retificação da declaração ou para pedir código de acesso ao e-Cac.

É um código gerado a partir da apresentação dos números das duas últimas declarações do Imposto de Renda. Ele é obrigatório para acessar o Portal e-CAC e realizar a declaração do IR.

Utilize o sistema Consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição. Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.

Ao enviar a sua declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, você recebe um recibo que confirma que você concluiu o processo e transmitiu os dados preenchidos no programa de declaração para a Receita Federal. Esse comprovante tem uma sequência de 12 números.

Você pode consultar, a qualquer momento, a situação da sua declaração no extrato de processamento, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC; ou de forma simplificado no sistema de consulta de restituição.

Recibos de médicos, dentistas e educação
Separe todos os recibos, notas fiscais e boletos de despesas pagas ao longo do ano passado. Os papéis devem discriminar o nome do prestador, endereço, o serviço prestado, valor, CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço, além do seu nome completo e CPF.

Para recuperar a conta de acesso, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar. Clique no link Esqueci minha senha.

Ademais, os códigos podem ser consultados diretamente na tabela “Código de Receita” no Sistema Tabelas Aduaneiras. O Serpro também mantém o site Consulta Códigos de Receita, onde os quatro dígitos do campo 04 do DARF podem ser encontrados, até mesmo códigos já extintos.

Pessoas físicas e jurídicas podem utilizar o ECAC.
Os meios de cadastro e acesso e os serviços disponibilizados são os mesmos, cada qual com suas especificações de acordo com as necessidades de operações fiscais.

Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano do exercício da declaração (que é 2023) e a data de nascimento. Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac.

Acesse o e-CAC e clique em "Cópia do Recibo de Entrega" na seção Meu Imposto de Renda.

Segundo as regras estabelecidas pela Receita Federal, é obrigatório declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 ou tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte superiores a R$ 40 mil durante o ano.

Presente no holerite de todo empregado contratado em regime CLT, o IRRF recebe esse nome devido à obrigatoriedade de recolhimento.

  • 1 - Através do eCac. Acesse o portal eCac com seu cadastro Gov.br ou certificado digital; Entre em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF”)"; ...
  • 3 - Em unidades da Receita Federal. Caso você não consiga por meios digitais, é possível recuperar o seu recibo indo até uma unidade da Receita Federal.

Para saber o resultado, o contribuinte pode consultar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou então o site do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), que detalha as pendências que levaram a declaração para a malha fina. No aplicativo, é apenas sinalizado que a declaração está na base de dados da Receita.