Como saber o número de moléculas?

Perguntado por: rtavares2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Se você precisa se referir a 6,02 x 10²³ moléculas, você pode dizer simplesmente 1 mol de moléculas. Se disserem a você que uma amostra contém meio mol de moléculas, você entenderá que existem 3,01 x 10²³ moléculas (6,02 x 10²³ dividido por dois).

Nada menos do que 1,67 x 10²¹ moléculas, um número tão grande que, se escrito, ocuparia umas duas linhas da nossa matéria. Vamos aos cálculos: Um mol de água, que é a quantidade padrão usada pelos químicos, corresponde a 18 gramas e contém 6,022 x 1023 moléculas.

Como sabemos, cada um mol tem cerca de 6,022 vezes 10²³ moléculas. Sendo assim, para saber o número de moléculas, basta pegar esse valor e multiplicar isso por 6,022 vezes 10 elevado à vigésima terceira potência.

As moléculas podem ser classificadas em polares ou apolares:

  1. apolares: moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo);
  2. polares: moléculas que apresentam polos (positivo e negativo).

Exemplos de moléculas (sentido horário): gás oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), água (H2O), amônia (NH3) e metano (CH4).

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes.

Mol é a unidade utilizada para exprimir a quantidade de matéria. Um mol corresponde, aproximadamente, a 6,022 x 1023 partículas. Trata-se de uma das grandezas fundamentais do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Conceito de Mol
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.

O número atômico é igual ao número de prótons no núcleo. Sendo assim, para conhecer o valor de Z, basta saber o número de prótons que a partícula atômica possui em seu núcleo. Por exemplo, um átomo que possui oito prótons no núcleo tem um número atômico igual a oito (Z = 8).

Se tivermos um mol de água, teremos 6,02.1023 moléculas de água.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

O dióxido de carbono, gás carbônico ou anidrido carbônico é uma molécula composta por um átomo de carbono (C) e dois de oxigênio (O).

O gás oxigênio (O2) possui massa atômica igual a 32 u (2 . 16 u); assim, a massa molar desse gás é igual a 32 g/mol.

22,4 L

Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.

As "buckyballs" são compostas por 60 átomos de carbono, arranjados em estruturas esféricas, tridimensionais. O padrão alternado de hexágonos e pentágonos lembra o formato de uma bola de futebol.

Caráter básico
Qualquer tipo de amina (primária, secundária e terciária) e a amônia reagem com a água e com os ácidos de forma semelhante: As aminas são consideradas as bases orgânicas, portanto, as substâncias que apresentarem grupo amina (NH2, NH ou N ) têm certo caráter básico.

O número de moléculas existentes em 5,6 L de um gás qualquer, medido nas condições normais de temperatura e pressão, é aproximadamente igual a: (Dados: volume molar na CNTP = 22,4 L. Número de Avogrado = 6,0 x 10²³.) a) 1,5 x 10²³ moléculas.

Dentre as possíveis geometrias, as mais comuns são: a linear, triangular, angular, tetraédrica, piramidal, bipiramidal e octaédrica.

1- Substâncias simples são aquelas que apresentam apenas um elemento química na sua composição, ou seja, que só existe um tipo de átomo na molécula. Portanto a resposta é 2, 4 e 5; uma vez que: 2 apresenta apenas hidrogênio, 4 apresenta apenas oxigênio e 5 apresenta apenas nitrogênio em sua composição.

O que são moléculas? (Conceito e Exemplos)
Dizemos que uma molécula é o conjunto de átomos. Esse agrupamento pode ser formado por átomos de elementos iguais ou diferentes. Molécula de água (H2O): formada por dois elementos diferentes (O e H), sendo dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio.

São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico. Os átomos dos elementos podem aparecer na forma isolada, sendo substâncias monoatômicas, ou formar moléculas diatômicas e triatômicas.