Como saber o número de arestas de um poliedro?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Relação de Euler

  1. A relação de Euler é uma fórmula matemática que relaciona os números de vértices, arestas e faces de um poliedro convexo. ...
  2. V – A + F = 2.
  3. Onde V é o número de vértices, A é o número de arestas e F é o número de faces do poliedro.

Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

V - A + F = 2, a fórmula de Euler para os poliedros | Matemática | PÚBLICO.

Tetraedro

Tetraedro: sólido geométrico formado por 4 vértices, 4 faces triangulares e 6 arestas.

tetraedro regular

O tetraedro regular é um sólido platônico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.

O prisma quadrangular tem bases quadradas. e as demais faces são retângulos. Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces, destas, duas são as bases e as demais são retangulares.

5 faces

Determine o número de faces em um poliedro com 9 arestas e 6 vértices. Resposta correta: 5 faces.

O que são arestas:
Um bom exemplo é a quina de um móvel, que também pode ser chamada de aresta. A palavra também pode ser utilizada para caracterizar uma espécie de prego que não possui cabeça, utilizado por sapateiros e vidraceiros.

Como os quadrados são figuras fechadas, na geometria são chamados de polígonos e classificados como quadriláteros, figuras com quatro lados. Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º.

a pirâmide de base triangular possui oito arestas, quatro faces e quatro vértices. D a pirâmide de base hexagonal possui três arestas a mais do que a pirâmide de base triangular.

O cubo é um sólido geométrico que possui 6 faces quadradas. Como cada face é formada por quatro arestas de mesma medida, o cubo possui 12 arestas congruentes. Essas arestas se encontram nos vértices do cubo, que são 8 ao todo.

Quando o poliedro é convexo, é possível utilizar a relação de Euler, que torna possível calcular a quantidade de vértices, arestas ou faces por meio da fórmula V + F = A + 2.

Poliedros (do latim poli — muitos — e edro — face) são figuras tridimensionais formadas pela união de polígonos regulares, na qual os ângulos poliédricos são todos congruentes. A união desses polígonos forma elementos que compõem o poliedro, são eles: vértices, arestas e faces.

Existem infinitos poliedros de Platão, contudo, todos eles são um dos cinco seguintes, variando apenas em dimensões:

  • Tetraedro regular;
  • Hexaedro regular, mais conhecido como cubo;
  • Octaedro regular;
  • Dodecaedro regular;
  • Icosaedro regular.

A relação de Euler é usada para relacionar o número de faces, vértices e arestas de poliedros convexos. Assim, ela pode facilitar a contagem desses elementos. Nessa fórmula, V = número de vértices, A = número de arestas e F = número de faces.

hexaedro

O hexaedro, também denominado de cubo, é formado por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces.

Heptaedro – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O icosaedro possui 20 faces, 12 vértices e 30 arestas.

icosaedro regular

O icosaedro regular é um poliedro formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces. Identificado pelo filósofo grego Platão como representante do elemento água, o icosaedro é um sólido formado por 30 arestas, 12 vértices e 20 faces no formato de um triângulo equilátero.