Como saber o nome de uma substância?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.

As substâncias são aqueles materiais com composição química constante e que possuem suas propriedades físicas bem definidas, tais como os pontos de fusão e ebulição e a densidade, não variando em determinada temperatura e pressão. São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico.

Os compostos são identificados através de representações gráficas denominadas fórmulas químicas. As fórmulas descrevem a proporção dos átomos de cada elemento na formação da molécula ou, do conjunto iônico, da substância.

A numeração se inicia através da seguinte ordem de prioridade: função orgânica, insaturação e ramificações.

Nomenclatura usual das bases
Na regra de nomenclatura usual para as bases, o termo oso será utilizado para o caso de a base apresentar o cátion de menor carga, e o termo ico será utilizado para o caso de cátion de maior carga. Exemplo: Hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e Hidróxido de ferro III [Fe(OH)3].

O ácido clorídrico na forma gasosa apresenta coloração amarelada, odor penetrante e irritante. É um ácido forte, corrosivo em seu estado puro a temperatura ambiente.

Nitric acid

As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas. Ouça o texto abaixo! De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias.

Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.

São exemplos de substâncias puras:

  • água H2O;
  • cloreto de sódio NaCl;
  • oxigênio O2;
  • gás carbônico CO2.

As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico. Por exemplo: O2 (gás oxigênio), O3 (ozônio), Cl2 (Gás cloro), H2 (Gás hidrogênio) etc. Já as substâncias compostas, por sua vez, são aquelas formadas por mais de um elemento químico.

As substâncias podem ser caracterizadas por diferentes tipos de análises. Á partir disso pode-se, então, atribuir suas diferentes propriedades. Por exemplo, as substâncias podem ter propriedades organolépticas, que podem ser percebidas por nossos sentidos, isto é: cheiro, sabor, cor, brilho, ente outras.

Substâncias puras simples ou substâncias simples são aquelas constituídas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.

Substâncias orgânicas: possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono; Substâncias inorgânicas: não possuem o carbono como principal elemento de sua composição.

Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.

A composição química e ingredientes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão estar descritos em português nos rótulos das embalagens. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).