Como saber o nome de um pássaro?

Perguntado por: ucampos . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Existem duas maneiras de identificar uma ave utilizando o Merlin: Por meio de fotos, que são analisadas por uma inteligência artificial. Após a análise da foto o aplicativo fornece uma lista das espécies mais prováveis, com alta taxa de acerto.

Ouvir o canto de um pássaro pode despertar a curiosidade de saber qual espécie está emitindo o som. O Laboratório Cornell de Ornitologia pode ajudar a descobrir.

As penas de filhotes de pássaro costumam ser curtas, fofinhas e bagunçadas. Algumas vezes, as cores são parecidas às dos adultos da espécie, principalmente nas asas e na cauda, mas na maioria dos casos elas são meio apagadas para camuflar as aves e escondê-las de predadores.

graúna

Pássaro-preto
O pássaro preto também é conhecido como graúna, iraúna-grande, chico-preto (Maranhão e Piauí), arranca-milho, chopim, chupim (São Paulo), chupão (Mato Grosso), assum-preto e cupido (Ceará), melro e graúna (Paraíba).

Além de ser conhecido pelo apelido, que está diretamente ligado aos seus atributos físicos, o Dacnis cayana, nome científico do pássaro, também é chamado de azulego, saí-bicudo e saí-bico-fino, por exemplo. Conheça mais sobre essa espécie, suas particularidades e se a criação doméstica é legalizada pelo IBAMA.

Conheça o Pássaro-Lira
A biologia não entende exatamente porque o Pássaro-lira é tão bom em imitar os sons de coisas tão aleatórias, em parte porque nunca foram feitos estudos extensos para investigar isso.

O Wasis identifica animais através de qualquer som emitido ao rodar uma comparação em um banco de dados”, explica o programador Leandro Tacioli, que desenvolveu o software em um projeto financiado pela Fapesp e pela Microsoft.

A ave lira é uma ave australiana capaz de emitir sons incríveis e também copiar o canto de outros pássaros. Esse comportamento curioso só é possível devido a uma estrutura especial da sua seringe.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

sabiá-laranjeira

O bucólico despertador tem um nome: sabiá-laranjeira. O canto desse passarinho ecoa logo cedo em diversas pontos da cidade, junto com o barulho dos primeiros carros que começam a circular pelas ruas.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

A atenção deve ser a mesma que temos com um bebêzinho. Ou seja, higienize bem as mãos antes de tocar no passarinho e, de preferência, evite encostar nele com as mãos muito frias, pois podem incomodá-lo.

Encontre a seguir a sua espécie favorita e fique preparado!

  • Papagaio. Grandes amizades já surgiram entre pessoas e seus papagaios, e isso não é por acaso. ...
  • Periquito. ...
  • Canário. ...
  • Calopsita. ...
  • Cacatua. ...
  • Agapornis.

Agora, você já sabe que esse passarinho pode comer banana, fruta que fornece diversos nutrientes importantes para as aves manterem a saúde e a boa forma em dia. O potássio presente na fruta é muito benéfico para o canário e ajuda a regular os níveis de proteína no organismo dele.

Ave símbolo da Mata Atlântica, o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) pesa cerca de 30 gramas e mede 19 centímetros de comprimento. O macho é vermelho-vivo com parte da asa e da cauda preta. A fêmea tem coloração menos vistosa, parda nas partes superiores e marrom-avermelhada nas inferiores.

Gnorimopsar chopi

Gnorimopsar chopi, popularmente conhecido como graúna, pássaro-preto, assum-preto, cupido, chico-preto, arranca-milho, chopim, melro ou craúna, é uma espécie de ave da família Icteridae. É a única espécie do gênero.
...
Gnorimopsar chopi.

Faisão-dourado ou Cateleuma (Chrysolophus pictus)
Originária das florestas do Oeste da China, hoje em dia essa espécie única pode ser encontrada em cativeiros e viveiros em outras partes de globo. Essa é uma ave galiforme e quem chama atenção pela vivacidade das cores e tonalidades sempre é o macho.