Como saber o motivo do bloqueio do INSS?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quais as principais causas para bloqueio do benefício?

  1. Benefício concedido com erros. ...
  2. Não realização da prova de vida dentro do prazo. ...
  3. Não comparecimento em perícia obrigatória. ...
  4. Investigação de crime doloso contra o segurado. ...
  5. Cadastro do CADÚnico desatualizado. ...
  6. Atente-se aos prazos do INSS. ...
  7. Mantenha o cadastro atualizado.

Prazo atual para desbloqueio
E nos demais casos, o prazo para conclusão do bloqueio ou desbloqueio é de 30 dias. Porém, realizando o procedimento pelo Meu INSS, o procedimento pode ser quase instantâneo.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

O primeiro passo é ir ao centro de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único) onde se cadastrou. Lá, o beneficiário poderá tentar regularizar a sua situação para voltar a receber o recurso, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Esse bloqueio judicial é conhecido como penhora. Então, se você estiver recebendo o auxílio-doença, parte do benefício pode ser bloqueado por dívidas. Isso acontece porque no início do processo de cobrança, não se sabe de onde vem o valor que está na sua conta bancária.

E quanto tempo demora para reativar o benefício cessado? A reativação pode levar de um mês a dois anos. Vai depender do motivo da cessação do benefício.

Identificamos que o crédito do beneficio foi bloqueado pelo INSS com o código 45. Neste caso será necessário contatar o INSS para regularização e posterior pagamento. O desbloqueio não é imediato, demora aproximadamente 02 dias úteis após a regularização pelo INSS.

48 horas

Uma das principais dúvidas de quem passa por essa situação é quanto tempo leva para o juiz desbloquear uma conta. Geralmente, o prazo para que sejam realizados os desbloqueios de contas é de 48 horas. No entanto, é preciso que o juiz envie a ordem de desbloqueio, o que faz com que esse tempo possa variar.

Se o seu benefício for suspenso, você deve analisar o motivo da suspensão e solicitar o serviço de Reativar Benefício pelo Meu INSS. Para isso, você deverá: Acessar o site ou app do Meu INSS com seu CPF e senha; Selecionar a opção de "Novo Pedido"; e.

Pagamento bloqueado
Os pagamentos podem ser bloqueados se informações obrigatórias ainda estiverem ausentes no seu status fiscal ou se houver requisitos pendentes vencidos para sua conta após a suspensão dos repasses.

3. Central 135 do INSS. Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A mensagem de bloqueio para crédito em conta indica que o valor da próxima parcela será depositado em breve e permanecerá bloqueado para movimentações até que chegue a data definida para saque no calendário do Bolsa Família.

As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa. Mas quem não atende mais as exigências do benefício, então não receberá valores atrasados.

Caso esteja tudo certo e ainda assim o pagamento não tenha caído, consulte a situação do seu benefício no site do CadÚnico ou entre em contato com a Caixa através do número 111 para entender sua situação específica.