Como saber o momento exato de colher a abóbora?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias. É claro que isso depende dos fatores climáticos e da quantidade de água recebida.

– Não deixe as abóboras em contato com luz solar direta e evitar mudanças extremas de temperatura. – Não refrigerar a menos que estejam cortadas em pedaços. Se este for o caso, enrole-as individualmente em filme plástico e leve à geladeira por até 5 dias.

Quando comprada verde, a abóbora deve ser deixada fora da geladeira, em lugar fresco e arejado, para amadurecer.

ABÓBORA CABOTIÁ / JAPONESA
COMO ESCOLHER: o ideal é que tenha casca lisa, sem manchas e sem brilho. DICAS: da abóbora tudo se aproveita, da casca as sementes, evite o desperdício e consuma estas partes.

ESSE TIPO DE ABÓBORA TEM A CASCA alaranjada ou esverdeada e uma polpa fibrosa que solta bastante água quando cozida. Por isso, alcança bons resultados se usadas para doces em compota ou cristalizados, muito comum nas mesas da região Sudeste.

Para o cultivo, separe para cada cova três sementes.

Chicória, abóbora e rabanete pode-se plantar junto
A chicória e a abóbora são espécies de muito boa relação na plantação. São variedades que podem compartilhar espaço com diferentes qualidades de plantas, sem que se prejudiquem ou representem perigo às demais.

Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos. No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.

que a sua terra é bem encharcada e suas abóboras estão caindo tá pode ser uma deficiência de adubo e também pode ser também muita água tá gente que.

Quanto tempo dura? As abóboras são plantas anuais, o que significa que a planta cresce, dá flores, forma frutos e depois entra em senescência, começa a murchar e morre. O ciclo completo pode durar entre 4 meses e 1 ano, dependendo das condições de cultivo.

A abóbora é uma planta que se desenvolve bem em regiões de clima quente e seco, não tolerando geadas. A abóbora é plantada/semeada durante todo o ano em regiões de clima quente, e durante os meses de agosto a março nas regiões com inverno ameno.

Se ela for colocada em um saco plástico, é bom fazer uns furinhos nele com um garfo, para que a fruta respire. Se ela for colocada num tupperware, é preciso deixar uma frestinha aberta.” O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento.

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

Muito usada para o preparo de massas, caldos e sopas, a abóbora japonesa, ou cabotía, é o tipo mais indicado pelos nutricionistas.

abóbora musquee

De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias.

É uma pena que muitos jogam fora as cascas e sementes, pois são elas as partes mais nutritivas da abóbora, isso sem contar que são muito saborosas. Já a parte laranja, que é a mais consumida da abóbora, pode ser utilizada tanto para receitas doces quanto para salgadas.

Blog da CEAGESP

  • 1° lugar: Abóbora Japonesa - Total: 1.403.793 unidades.
  • 3° lugar: Abóbora Seca - Total: 322.340 unidades.
  • 4° lugar: Abóbora Paulista - Total: 250.961 unidades.
  • 5° lugar: Abóbora D'água - Total: 3.460 unidades.

Tempo até a colheita
Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias.