Como saber o local de publicação de um livro?

Perguntado por: omello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

O local de publicação (cidade) deve ser indicado como consta no documento. Na ausência do nome da cidade, pode ser indicado o estado ou o país, desde que conste no documento. No caso de cidades homônimas, acrescenta-se a sigla do estado ou o nome do país, separados por vírgula.

De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, “o ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.

Já pensou em como saber a tiragem de um livro? Descubra aqui!

  1. Providencie orçamentos distintos. Um dos passos mais importantes para definir a tiragem de um livro e não sair no prejuízo é fazer orçamentos distintos. ...
  2. Faça testes com tiragens menores. ...
  3. Evite as sobras por falta de previsão. ...
  4. Analise o perfil do autor.

O ISBN (International Standard Book Number) é um código numérico com até 13 dígitos que pode ser usado como um código de barras. Normalmente, encontramos eles nas contracapas e fichas catalográficas de um livro, tente reparar a próxima vez que pegar um livro em suas mãos ou abrir um e-book.

A folha de rosto contém o nome do autor, título da obra e demais dados que caracterizam a edição, como o nome do tradutor e a editora.

12) Qual a diferença entre ISSN e ISBN? O ISSN é atribuído somente às publicações seriadas. O ISBN é atribuído a livros ou a outras publicações monográficas. Para verificar quais outras publicações recebem o ISBN, clique aqui.

Após três anos desde o início das emissões pela Plataforma de Serviços da Câmara Brasileira do Livro (CBL), o valor do ISBN será reajustado. A partir do dia 1º de março de 2023, a emissão do ISBN passará a custar R$ 25 reais.

05) Quanto custará a emissão de um novo ISBN? O valor para emissão do ISBN é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), a unidade.

International Standard Book Number – ISBN. Internacional Standard Serial Number – ISSN.

Cada vez que um livro ou uma publicação sofre mudanças significativas em uma ou mais partes de seu todo, ele(a) precisa receber um novo ISBN. Essa regra se aplica às alterações de: Título e/ou subtítulo de uma publicação.

COMO LER O QR CODE DO SEU LIVRO

  1. Selecione o tipo de plataforma e baixe o aplicativo leitor de Qr Code no seu Smartphone.
  2. Abra o leitor de QR Code, posicione a imagem à frente da câmera e fotografe o código.
  3. Agora você está pronto para aproveitar o que preparamos para você.

EXISTE UMA TIRAGEM MÍNIMA E MÁXIMA? Para livros impressos, imprimimos no mínimo 30 exemplares (para quem quer apenas incrementar seu currículo Lattes, por exemplo). Até 199 exemplares, os livros são feitos no formato digital, em função dos custos de produção. A partir de 200 exemplares, são impressos no sistema offset.

A edição diz respeito ao conteúdo final, ou seja, o texto que foi revisado, editado e que vai compor o livro — seja em formato físico ou digital. A primeira vez que um livro é lançado chama-se “primeira edição”, e então define-se a quantidade de exemplares que serão feitos, ou seja: a tiragem ou impressão.

O registro é feito 100% online no site da Câmara Nacional do Livro (CBL). Para solicitar o ISBN, basta fazer o cadastro no portal, preencher as informações solicitadas e realizar o pagamento. Esse registro também pode ser feito diretamente via Clube de Autores.

Se você não se lembra o nome de um livro, tente usar palavras que vieram à cabeça, o nome do autor, o nome da editora ou trechos internos do livro (busque citações antes). Pesquisar por tipos de conteúdo: Livros, Revistas ou Jornais; Escolher o idioma da sua busca (inclui versões estrangeiras dos livros);

A partir de março do ano que vem, o International Standard Book Number (ISBN) deixa de ser concedido pela Biblioteca Nacional e passa a ser um serviço oferecido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) — na prática, deixa de ser fornecido pelo serviço público e passa para a iniciativa privada.

Para o local da publicação, é desejável que se insira, sempre que possível, a cidade da edição – de preferência na língua em que a publicação está escrita –, após o título ou subtítulo da obra ou – quando houver – após o número da edição, seguido de dois-pontos.