Como saber o grau de astigmatismo na Receita?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em uma receita que contenha dioptria, o astigmatismo é representado pelo sinal “– Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Cilíndrico (CIL), porém, sendo que em alguns casos é usado o sinal “+ positivo”. O astigmatismo é corrigido com lentes cilíndricas ou tóricas, e sua espessura varia conforme a dioptria.

Na receita, é na coluna CIL que o médico oftalmologista preenche as informações do grau cilíndrico.

Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Um olho perfeito sem astigmatismo tem 0 dioptrias. A maioria das pessoas tem entre 0,5 e 0,75 dioptrias de astigmatismo. Pessoas com uma medida de 1,5 ou mais geralmente precisam de lentes de contato ou óculos para ter uma visão clara. As siglas Cil.

Olá! a alteração de 0.25 é a menor alteração que geralmente é percebida no exame da refração. Dependendo do tipo de grau (miopia, hipermetropia ou astigmatismo), por vezes essa alteração é muito discreta, não interferindo na capacidade do paciente enxergar bem com os óculos antigos.

É caracterizado pela desigualdade na curvatura da córnea, causando mudanças nas imagens devido à distorção da luz no momento em que ela entra nos olhos. O astigmatismo pode ser classificado como “alto” quando a pessoa tem um grau superior a 4, aumentando ainda mais o desconforto e intensificando os sintomas.

Distorção de imagens – a visão de quem tem astigmatismo tem muita dificuldade de enxergar linhas retas e apresenta distorções ao perceber alguns objetos. Visão dupla – esse sintoma surge principalmente nos casos mais graves. Geralmente isso acontece quando visualiza objetos à distância.

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

O termo “eixo” trata-se de uma medida que indica a direção exata do grau na lente. Ele acompanha a receita do óculos de quem possui astigmatismo. Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

- Dividida em duas partes, a receita indica os graus para longe e para perto. - O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco.

Na receita, ele está com sinal de negativo (por exemplo “-0,50”) junto com a indicação do eixo, que indica a posição da lente. Isso porque o grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente e sim em determinado local. O eixo é indicado entre 0 a 180 graus.

Como 0,50 grau de astigmatismo é considerado um grau baixo, você pode escolher a armação que preferir, porque seu óculos não ficará grosso devido ao astigmatismo. Mas lembre-se que o ideal é não exagerar no tamanho do óculos, porque armações muito grandes, podem impossibilitar a montagem das lentes na armação.

Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Assim como a miopia e a hipermetropia, o astigmatismo é medido em graus (ou dioptrias). Caso a alteração seja superior a 4 graus, já é considerada alta ou avançada e precisa ser tratada, tanto para conservar a qualidade de vida quanto para prevenir possíveis complicações.

EIXO – Indica a localização do Astigmatismo. DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra. DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila)

Desta forma, a partir desta tabela surgiu o termo “visão 20/20”, que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma normal enxerga.

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).

Os graus para o astigmatismo podem variar de 0 a 180º. Sendo que, entre os graus 0 a 25º e de 165º a 180º as lentes geralmente tendem a ser mais grossas.