Como saber o grau da minha artrose?

Perguntado por: afogaca7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quais os graus de artrose e opções de tratamento?

  1. Grau 1: Possível formação osteofitária.
  2. Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular.
  3. Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.
  4. Grau 4: Deformidade óssea da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo com ausência da cartilagem.

O resultado final, macroscopicamente, é a redução do espaço articular, formação de osteófitos marginais e esclerose do osso subcondral. As fases histopatológicas observadas são: ocorrência de edema e microfraturas (fase 1), que evoluem para fissuras (fase 2) e erosões (fase 3).

ARTROSE GRAU 3
Quando a artrose atinge o nível 3, os sintomas já passam a causar limitações para atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e agachar. Quando se chega neste nível, o esporte deve ser completamente adaptado.

Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.

O próprio excesso de peso causa sobrecarga mecânica e acelera o processo de degeneração articular.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

Grau 1: Possível formação osteofitária. Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular. Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.

Apesar de comum, é importante que a doença seja tratada, caso contrário, pode vir a se tornar crônica e levar a complicações mais sérias, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.

Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados. A ingestão em excesso de gorduras saturadas induz uma resposta inflamatória que aumenta as citocinas pró-inflamatórias e os biomarcadores de inflamação.

Não existe tratamento que retarde a evolução ou reverta o processo patológico, mas o condicionamento físico com exercícios aeróbicos (como natação e caminhada) é uma medida importante para controle dos sintomas.

Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.

Se os problemas de articulação são tão graves que impedem a pessoa de trabalhar, ela pode ter direito a receber o benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade. Esses danos à cartilagem também podem estimular calcificações em alguns pontos das articulações.

Pacientes com artrose de joelho com comprometimento progressivo da independência das atividades de vida diária, dor e falha do tratamento conservador devem ser indicados para a realização do tratamento cirúrgico.

Sim, é possível se aposentar devido à artrite ou artrose, mas existem requisitos específicos que precisam ser atendidos. Existem dois tipos de benefícios: auxílio por incapacidade temporária, para condições reversíveis, e aposentadoria por incapacidade permanente, para casos graves e irreversíveis.

Lembrando que a falta de tratamento adequado pode levar ao dano irreversível na articulação. Nesse caso, a cápsula articular fica inflamada e pode produzir menos líquido sinovial, enquanto a cartilagem articular apresenta irregularidades e falhas na cobertura óssea.

Isso fará grandes mudanças em sua vida, principalmente na diminuição da dor. A lição que fica é que se pode sim viver uma vida longa e feliz com artrose. É necessário apenas que o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento adequado seja aplicado em seguida.

Além disso, a prática melhora outras questões associadas à artrose, como controle do peso, qualidade do sono e postura. Em geral, as melhores opções de exercícios são aqueles que não sobrecarregam a articulação, como musculação, crossfit e pilates.