Como saber o genótipo de uma pessoa?

Perguntado por: ucarvalho6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes. Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é IAIA.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

· Comunidade (facebook): GbolNews

CruzamentoProbabilidadeAA
AA x AA0,50x0,500,25
AA x Aa(*)2x0,50x0,500,25
Aa x Aa0,50x0,500,0625
Total1,000,5625

O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética.

O quadro de Punnett, criado por Reginald Punnett, é uma espécie de diagrama que permite determinar as frequências esperadas de um genótipo para um cruzamento. Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos realizados em Genética é por meio do chamado quadro de Punnett.

Probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado, que são obtidas pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis. Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas.

Um exemplo fácil de ser compreendido em relação ao fenótipo é a cor da nossa pele. Imagine que uma pessoa apresente pele clara, mas, após alguns dias na praia, verifica-se o seu escurecimento por causa da produção de melanina.

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

Determinação genética dos tipos sanguíneos do sistema ABO
Portanto, se uma pessoa possui o genótipo IA IA e uma outra pessoa apresenta o genótipo IA i, as hemácias de ambas apresentam o aglutinogênio A, ou seja, elas apresentam tipo sanguíneo A.

- Genes: são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos, formados por sequências especiais de centenas ou milhares de pares de bases nitrogenadas (A-T ou C-G). São eles que determinam tanto as características próprias da espécie humana, quanto as características próprias de cada indivíduo.

Formas alternativas de um gene são chamadas de alelos. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos iguais e produz gametas com os mesmos alelos. O indivíduo heterozigoto, também chamado de híbrido, apresenta alelos diferentes e produz gametas com alelos diferentes.

Nem sempre é possível determinar o genótipo de um indivíduo com base em um heredograma. Às vezes, um indivíduo pode ser homozigoto dominante ou heterozigoto para uma característica. Com frequência, podemos usar as relações entre um indivíduo e seus pais, irmãos e filhos para determinar os genótipos.

46

Pareamento. Exceto por algumas células (por exemplo, espermatozoides e óvulos ou glóbulos vermelhos), o núcleo de cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Normalmente, cada par consiste em um cromossomo proveniente da mãe e um do pai.

Resposta: 1) O genótipo dos filhos é Aa.

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.

(UEA – SIS/2017) Quando uma pessoa herda os genes d ou e de seus pais e estes se encontram em homozigose (dose dupla: dd ou ee) não há a formação da cóclea ou do nervo que conduz o estímulo até o cérebro. Esse exemplo genético é conhecido como epistasia recessiva dupla.

Continuar lendo O que é o genótipo AA?