Como saber o diretório atual?

Perguntado por: uornelas3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Use o comando pwd para encontrar o caminho para o diretório atual (da pasta) em que você está. O comando vai retornar um caminho completo (cheio), que é basicamente um caminho que começa com uma barra inclinada (/).

Assim que você abrir o terminal, você estará dentro de um diretório de trabalho. Digite pwd no terminal e pressione Enter. pwd significa “print working directory” (“exibir diretório de trabalho”). A saída desse comando informa qual pasta é o seu diretório de trabalho atual.

Diretório corrente é uma referência, usada para transformar nomes relativos em nomes completos, permitindo a identificação de um arquivo. Cada programa tem o seu diretório corrente. Vários programas sendo executados ao mesmo tempo podem ter diretórios correntes distintos.

Para procurar por um arquivo ou pasta
Clique em Iniciar, aponte para Pesquisar e, em seguida, clique em Arquivos ou pastas. 2. Em Procurar pastas ou arquivos chamados, digite o nome completo ou incompleto do arquivo ou pasta que deseja localizar.

Comando usado para entrar e sair de um diretório. Para entrarmos em um diretório devemos utilizar o comando CD seguido do nome do diretório. C:\> CD C:\Windows\System32\ {Vai direto pra pasta System32 sem precisar estar posicionado dentro da pasta Windows} .

Diretório, em direito eleitoral, é um órgão de administração de um partido político. É escolhido entre as pessoas filiadas ao respectivo partido para compor sua diretoria, comumente havendo representantes de todas as facções existentes naquele partido.

Listar arquivos em formato longo
Digite o comando ls -l para listar o conteúdo do diretório em formato tabela com colunas que incluem: permissões do conteúdo. número de links do conteúdo.

/etc ( arquivos de configuração)
Consiste no diretório onde se encontram todos os ficheiros globais de configuração do sistema. Na sua grande maioria estes ficheiros podem ser editados com recurso a um simples editor de texto. O diretório /etc não contém programas binários, contendo apenas scripts executáveis.

Entenda os principais diretórios do Linux

  • (/) Root/Raiz. O diretório Root, conhecido também como “Raiz” (sua tradução literal do inglês), é representado pelo comando da barra invertida (/). ...
  • 2. /bin. ...
  • 3. /sbin. ...
  • 4. /usr. ...
  • 5. /etc. ...
  • 6. /lib.

Podemos alterar o diretório corrente na linha de comandos (terminal) do Linux usando o comando cd (“change directory“).

Pode ser a junta ou comissão que administra um governo, associação, empresa ou outra entidade. Por exemplo: “O diretório da empresa decidiu reestruturar o departamento comercial”, “O tempo do Diretório foi muito próspero para este país”, “Amanhã terei uma reunião com os membros do diretório”.

O diretório de instalação contém arquivos, como arquivos executáveis e arquivos padrão, que não são alterados quando o sistema está em execução. Você pode alterar o diretório de instalação padrão, mas para uma instalação de múltiplos servidores, utilize o mesmo caminho do diretório de instalação em todos os servidores.

Se tivermos em um outro diretório qualquer, e temos que volta para o diretório home do usuário que está logado no sistema, basta digitar o comando cd seguido do til ( cd ~).

Um caminho típico é C:\Windows\System32 . O diretório do Windows ou o caminho raiz do sistema.

Um diretório, também chamado de pasta ou folder, representa um contêiner de arquivos e de outros diretórios. Da mesma forma que os arquivos, os diretórios têm nome e atributos, que são usados na localização e acesso ao seu conteúdo.

Clique com o botão direito do mouse no arquivo para exibir um menu de opções. No menu de opções, clique na opção Propriedades, localizada na parte de baixo do menu. O caminho do arquivo pode ser encontrado ao lado do campo “Local”, no meio da janela de propriedades.