Como saber o código do transistor?

Perguntado por: elancastre5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A maioria das indicações dos transistores segue um códigos a seguir: JEDEC, JIS ou Pro-Electron. Para CI´s, aparece com números (Por ex. 741, 4001, 7400) entre o prefixo e o sufixo. ICs tipicamente tem dois números, o da parte e o do código.

Para escolher o transistor correto para a sua aplicação, é necessário levar alguns fatores em consideração, como a tensão de operação do sistema, a corrente máxima consumida pela carga, a lógica que será utilizada para acionamento, dentre outros.

O sufixo refere-se a ganho do transistor sendo: A = baixo ganho. B = médio ganho. C = alto ganho.

Dizemos que um transistor é equivalente a outro quando ele pode funcionar nos mesmos circuitos com o mesmo desempenho. A substituição de transistores seria muito simples se isso fosse comprido com facilidade pelos tipos que em manuais ou tabelas são indicados como "equivalentes".

BC547 é um componente eletrônico da família dos semicondutores, por ser um transistor pequeno e de baixo consumo de energia, serve para (entre diversas funções) amplificar/interromper a corrente elétrica, possibilitando o controle de uma corrente elevada por uma baixa.

Transistor é um dispositivo semicondutor usado para amplificar ou trocar sinais eletrônicos e potência elétrica. É composto de material semicondutor com pelo menos três terminais para conexão a um circuito externo.

O diodo é um dispositivo semicondutor de dois terminais, sendo o eletrodo positivo chamado de Anodo (A) e o negativo, de Catodo (K).

Os dois primeiros números representam um código que indica um valor de resistência com três dígitos significativos. Na tabela acima, são fornecidos os valores para cada código, que são basicamente os valores da série E96. Por exemplo, o código 04 significa 107 ohms e 60 significa 412 ohms.

Para verificar se o MOSFET ligou, teste os terminais entre Dreno e Source com um multímetro na posição de diodo, conforme a figura a seguir: Se a tensão for próxima de 0V indica que o transistor ligou, pois existe condução entre os terminais.

Determinando a polaridade do transistor
Agora que voce sabe qual terminal é a base, para determinar a polaridade (NPN ou PNP) basta conectar na base o polo positivo verdadeiro (interno) e conectar o outro terminal em qualquer um dos dois que sobrou.

Configurações de Transistores

  • a) base comum. Impedância de entrada baixa: 30 a 200 ohms. Impedância de saída alta: 200 k a 2 M ohms. ...
  • b) Emissor comum. Impedância de entrada média: 500 a 2000 ohms. Impedância de saída média: 30 k a 5 k ohms. ...
  • c) Coletor comum. Impedância de entrada alta: 100 a 800 k ohms.

A lógica é a mesma para as entradas, uma entrada NPN é ativada quando recebe GND, ou a tensão negativa de alimentação. Já uma entrada PNP é acionada quando recebe alimentação positiva.

O IRF540N - Transistor Mosfet Canal N é um componente vastamente utilizado em circuitos PWM e projetos onde é necessária alta velocidade de comutação, possui encapsulamento de fácil montagem de três pinos.

Ic: Corrente sobre o resistor do coletor; Vc: Tensão para carga; Vcc: Tensão de alimentação do circuito.

Os três tipos de transistores tem diferenças construtivas muito grandes entre si. Assim, enquanto um transistor é acionado com uma corrente de entrada, outro será acionado com uma tensão de entrada. Enquanto um trabalha bem em alta frequência, outro trabalha bem em alta potência.

Os chineses criaram o menor transistor – recebeu uma porta de 0,34 nm e este é o limite para os materiais existentes. Um grupo de cientistas chineses surgiu com um design incomum de transistor. Graças ao seu design único, eles fizeram o menor transistor do mundo com um comprimento de porta de apenas 0,34 nm.

Existem dois tipos de transístor bipolar:

  • NPN.
  • PNP.