Como saber o ano do veículo pela letra do vidro?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Também é possível descobrir o ano-modelo pelos vidros do veículo. Em todos os vidros deve estar gravado uma sequência que é parte do número do chassi. Atente para o primeiro dígito do código. Ele irá dizer o ano-modelo do veículo, basta consultar a tabela de equivalência.

Em geral, aparece pintada, estampada ou impressa numa etiqueta adesiva. Lembrando que ela pode seguir tanto o padrão britânico de “DIA/MÊS/ANO” ou o americano “MÊS/DIA/ANO” e também ser abreviada, apenas com as iniciais do mês, junto ao ano: Fev. 72 ou F72 (Fevereiro de 1972).

Você pode encontrar o ANO-MODELO no documento do veículo, conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Nele constam várias informações do veículo, como código RENAVAM, placa, chassi, entre outros. Procure o campo ANO-MODELO.

Como consultar o chassi do veículo
Podemos encontrá-lo no motor (próximo ao cabeçote) ou na carroceria (do lado do passageiro, dentro de uma tampinha na parte metálica), geralmente e, nos vidros, podemos encontrar uma parte do chassi chamada “número de série”, que são os cinco últimos dígitos do chassi.

Etiquetas ETA
São pequenas etiquetas autodestrutivas que estão em alguns pontos da carroceria do carro. É exigido que tenham pelo menos duas etiquetas, sendo uma no cofre do motor e outra em uma das colunas das portas dianteiras.

Veja outro exemplo:
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.

Se descer de imediato, significa que está perfeito para consumo, se subir ligeiramente, significa que deve ser consumido de imediato. Se flutuar, significa que está estragados e, portanto, não pode ser consumido.

A data de validade vem impressa nas embalagens junto com outras informações, sendo comuns a data de fabricação e o lote. Para alguns produtos, há alguns fatores que influenciam a vida útil, como o manuseio e a forma de conservação – exposição ao sol, refrigeração, temperatura adequada, consumo após aberto etc.

Além disso, ela pode ser estendida ou não, de acordo com a avaliação feita no veículo. Normalmente, os prazos são de três a cinco anos. Fiquem atentos quando for superior a isso!

Lembramos que ano de fabricação é imutável e vale de 01º de janeiro a 31 de dezembro do ano que se deu a fabricação do veículo. A situação que se apresenta é aquela em que um veículo é fabricado em determinado ano, e seu ano/modelo é anterior ao de fabricação.

Carroceria: é comum encontrar o chassi dentro da cabine no lado do passageiro, localizado na lateral metálica próxima ao banco, onde é possível encontrar um tipo de tampa de encaixe. Ao abrir a tampa, você localiza o número gravado na carroceria.

Vale lembrar que a Fipe considera apenas o ano do modelo e não o ano de fabricação. Acessórios adicionais e cores incomuns não influenciam no cálculo de preço do veículo.

A primeira letra ou número indica o continente em que o carro foi produzido. A segunda indica o país de origem. O terceiro caractere identifica o fabricante do veículo. Por exemplo: um carro da Volkswagen feito no Brasil teria o código 8BW ou 9BW.

O chassi trata-se do documento de identidade do seu automóvel, registrado em um código composto por 17 números e letras. Esta combinação é exclusiva para veículo – ou seja, é única, por isso é comparada ao documento de identificação que seres humanos possuem.