Como saber o ano do veículo pela letra da placa?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

O ano de fabricação do carro é representado por letras, de A (1980) a Y (2000), e por números, 1 (2001) a 9 (2009), até que as possibilidades se esgotem e voltem a letras, A (2010) a Y (2030) e mais números.

Através do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pessoa poderá consultar a placa do carro, de forma legal e obter informações oficiais sobre a placa.

É possível ter acesso a cidade de origem do veículo nas placas Mercosul, apesar da cidade de origem não constar mais na placa como era o modelo antigo utilizado no Brasil. O reconhecimento e informação sobre a localidade exata do veículo é disponibilizado utilizando um aplicativo oficial do governo federal.

Como consultar o chassi do veículo
Podemos encontrá-lo no motor (próximo ao cabeçote) ou na carroceria (do lado do passageiro, dentro de uma tampinha na parte metálica), geralmente e, nos vidros, podemos encontrar uma parte do chassi chamada “número de série”, que são os cinco últimos dígitos do chassi.

O que muda na placa padrão Mercosul
Ficará intercalada: LLL NLNN – sendo L para letra e N para número. Além disso, o aspecto é bem diferente. A tarja preta com o nome da cidade vira uma faixa azul com o nome e bandeira do país. As cores das fontes mudam de acordo com a função do veículo e o fundo é branco.

Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra. Vale destacar que não será possível trocar a sequência da placa.

Consultar Placa Mercosul pelo QR-code

  1. Acesse o site do portal de serviços do DENATRAN;
  2. Clique na opção “Consultar Placa Veicular”;
  3. Digite o número de série gerado ao fazer a leitura do QR-code com a câmera do celular e também a placa do veículo.

Você pode encontrar o ANO-MODELO no documento do veículo, conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Nele constam várias informações do veículo, como código RENAVAM, placa, chassi, entre outros. Procure o campo ANO-MODELO.

O ano do carro está indicado no último grupo alfanumérico do chassis e dividido da seguinte forma: de A (1980) a Y (2000) e de 1 (2001) a 9 (2009) até que as possibilidades se esgotem e retornem para A (2010) a Y (2030). A sequência não conta com as letras I, O e Q para evitar confusão com os números 1 e 0.

A primeira letra ou número indica o continente em que o carro foi produzido. A segunda indica o país de origem. O terceiro caractere identifica o fabricante do veículo. Por exemplo: um carro da Volkswagen feito no Brasil teria o código 8BW ou 9BW.

Circuitos integrados (CI) ou Chips permitiram a redução em diminuta escala, do tamanho dos circuitos eletrônicos. Normalmente são identificados com a letra U ou as letras IC (integrated circuit). São aqueles pequenos componentes retangulares de cor preta com uma grande quantidade de pinos (perninhas).

Quem está atento aos veículos de modo geral, já percebeu que cada estado ou região do país possui as iniciais (letras) de placas de identificação bem específicas. Por exemplo, o Paraná começa geralmente pela letra A, enquanto o L impera no Rio de Janeiro.

As novas placas têm três letras seguidas, um número, uma letra e depois mais dois números. Exemplo: AAA 1A11.

O sinal de trânsito A-7B é usado para indicar que os veículos devem virar à direita.