Como saber nível de ruído?

Perguntado por: echaves2 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Esse serviço é feito com o auxílio de um aparelho eletrônico, chamado decibelímetro. Trata-se de um pequeno microfone que faz a medição in loco do nível de ruído do ambiente, informando o quão vulneráveis os trabalhadores estão durante a jornada de trabalho.

Até 55 decibéis: Nível de conforto. Equivalente a uma rua sem muito trânsito.

O NoiseTube é um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite ao usuário fazer de seu celular um poderoso e portátil medidor de barulho. Com ele, é possível ter noção exata do barulho a que se é exposto diariamente. O app tem ainda uma função de cunho colaborativo que visa mapear estes dados nas cidades.

NBR 10151/2019: Estabelece proibição de ruídos em áreas residenciais acima de 55 decibéis entre 7h e 20h e de 50 decibéis ou mais nos demais horários.

84 decibéis

Um secador de cabelo, 84 decibéis. O aspirador de pó, 87 decibéis. Todos juntos produzem um ruído mais ou menos de 90 decibéis.

Volumes de cerca de 50 dB nos são agradáveis, enquanto que o limiar de desconforto inicia em torno dos 100 dB e o da dor, a aproximadamente 120 dB. É importante que 100 dB não sejam duas vezes mais alto que 50 dB.

45 dB

Para um nível de bem-estar noturno a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para dormir até 45 dB. Então, chega bem próximo daquilo que seria o ideal”, destaca. Ele explica que as janelas são todas feitas com um tipo de alumínio de linha suprema, material de maior qualidade do mercado.

55 decibéis

O nível de barulho associado a um ventilador é medido em decibéis e pode oscilar normalmente entre 25 e 70. Uma boa média é 55 decibéis, que significa um som quase imperceptível durante o dia e que pouco incomoda durante a noite.

70 decibéis

Limite de ruído suportado pelo ouvido humano
O ouvido humano pode suportar ruídos de até 70 decibéis sem qualquer problema. Acima desse nível, já existe o risco de a pessoa sofrer alguma lesão em seu aparelho auditivo.

Os protetores auditivos devem reduzir a média ponderada de tempo de exposição do funcionário a pelo menos 85 dBA. A adequação da atenuação do protetor auditivo deve ser reavaliada sempre que as exposições dos funcionários a ruídos aumentem até o ponto em que o protetor auditivo pode não fornecer a proteção suficiente.

75 dB Carro Ligado – é o volume médio dentro de um carro com motor ligado, vidros fechados e carros passando perto. 70 dB – Aspirador Moderado. 60 dB – Conversação alta.

Já o barulho de uma furadeira pode chegar a 100 decibéis. “A exposição contínua a ruídos superiores a 80 decibéis pode causar perda progressiva da audição.

Para medir a intensidade do som alto, é preciso usar um aparelho chamado decibelímetro. No entanto, como a maioria dos condomínios não tem o equipamento e nem está habituada a fazer essa aferição, muitas leis e regimes internos não determinam um limite objetivo em decibéis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível indicado é de 50 dB, no máximo. Acima disso, é possível já sofrer com perdas.

"Decibel X" é um dos poucos aplicativos medidores de som no mercado que tem medições altamente confiáveis e pré-calibradas e suporta frequências ponderadas: ITU-R 468, A e C. Transforma seu aparelho de telefone em um medidor profissional de ruído, mede precisamente o nível de pressão sonora (SPL) em torno de você.

Continuar lendo Como usar Anti-ruído?