Como saber minha posição no vôlei?

Perguntado por: udorneles . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Posição um: posterior direita (ou defesa direita), onde fica o jogador a sacar. Posição dois: frontal direita (saída de rede ou ataque direito), na frente de quem vai sacar. Posição três: central frontal (meio de rede ou ataque centro), à esquerda da posição frontal direita.

O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário.

A posição n.º 5 chama-se defesa esquerda. A posição n.º 6 chama-se defesa central.

No Sistema 5×1 a recepção do Saque é feita normalmente por 3 jogadores: o Líbero e os 2 Ponteiros. O Levantador e o Oposto nunca devem participar da recepção do Saque, por isso, devem ser isolados dela função. O Central que estiver no Fundo de Quadra deve ser substituído pelo Líbero.

Um Levantador não pode se deixar abater em nenhuma situação do jogo, isso prejudicará toda a armação ofensiva de uma equipe de Vôlei.

Função do levantador no vôlei
Todas as jogadas ofensivas no voleibol passam pelas mãos do levantador. Assim como o quarterback no futebol americano, ele é responsável por armar os ataques, passando ou “levantando” a bola para aquele que será o responsável por atacar.

Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos. Aquecimento com quadra, bola, rede e gol.

Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.

Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha.

Geralmente são dois, o direito e o esquerdo. PIVÔ - Ele marca o armador central, impedindo os arremessos de três e a infiltração do mesmo e outros companheiros do time adversário. Na maioria das vezes é apenas um deixando os alas mais avançados.

Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero.

Funciona assim: no sistema 4x2, o time passa a ter quatro atacantes e dois levantadores em lados opostos em quadra, que também podem atacar. O sistema tático inicial mais usado atualmente é o 5x1, quando há apenas um levantador.

O cartão vermelho corresponde a uma penalidade; vermelho e amarelo juntos correspondem a uma expulsão e separados correspondem a uma desqualificação. A falta é uma ação que transgride as regras do jogo. As faltas de uma equipe podem ser punidas com cartões e advertências.

O líbero normalmente joga atrás da linha dos zagueiros centrais, atuando na sobra. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender.

Então, para o voleibolista brasileiro fazer parte da elite desse esporte precisa ter no mínimo 190 cm e possuir 200 cm ou mais, geralmente o mais baixo atua como defensor e o jogador com estatura mais elevada de bloqueador.

mínimo 1,80m pra jogar em nível internacional. Sempre tão forte quanto as outras, porque ela precisa saltar, ela precisa bloquear. como era de pensamento de algumas pessoas. Hoje faz muita falta uma levantador que não bloqueia.

Tocar a rede NÃO é falta. A menos que ocorra durante uma ação de jogar a bola, ou interfira com o jogo. Contato acidental com o cabelo nunca é falta. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais o jogador não toca a bola.