Como saber minha formação acadêmica?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

Formação acadêmica nada mais é do que o histórico de sua escolaridade. Em outras palavras, é o raio-x de tudo que você já estudou na vida, começando pelo ensino fundamental e médio, passando talvez pelo ensino técnico e superior, que corresponde à graduação.

Tipologias de formação profissional

  • Formação inicial. É a formação que visa a aquisição de saberes, competências e capacidades indispensáveis para iniciar o exercício qualificado de uma ou mais atividades profissionais.
  • Formação contínua. ...
  • Formação de dupla certificação.

Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras. Portanto, veja a seguir como consultar o registro de diploma de graduação: Primeiramente, acesse o site e-MEC; A seguir, clique na aba “Consulta Avançada”.

Acesse o site e-MEC. Clique na aba “Consulta Avançada”. Você vai estar em uma página de busca, com campos para preencher e filtrar sua pesquisa. Na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.

Os mecanismos de acesso ao XML do diploma digital assinado, são um código de validação posicionado no anverso da representação visual e um código de barras bidimensional (Quick Response Code - QR Code) que estará no verso da representação. No QR Code teremos abarcado a URL única do Diploma Digital.

Entre em contato com a secretaria: Mesmo após o encerramento das aulas, é possível que a secretaria permaneça aberta por um período determinado. Nesse caso, entre em contato com a secretaria da faculdade para obter informações sobre como retirar seus documentos escolares.

Olha só o que deve constar no diploma de graduação: a lei de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC), a data de conclusão e da colação de grau, além do número de registro. Esse documento é exclusivo da graduação.

Pois depende do SISTEC a universidade já enviou toda a documentação necessária. Se houver qualquer outra dúvida, estaremos prontos para te ajudar por meio das nossas centrais de atendimento e mídias digitais.

Através do site do e-Mec, disponível em http://emec.mec.gov.br/, é possível consultar gratuitamente, ao clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.

Acessar o serviço de pesquisa da Secretaria do Estado de São Paulo; Preencher as informações solicitadas, como o número do RG; Clicar no botão do comando pesquisar e aguardar até que a informação sobre o documento apareça na tela; Salvar em PDF o documento ou imprimi-lo.

Enfim, a certificação do MEC é uma maneira de manter a qualidade do ensino ofertado nos cursos de graduação, além disso, é ela que garante o funcionamento de uma IES. Ainda, sem a certificação, o diploma não é validado, assim, o aluno recebe apenas um certificado de participação em um curso livre.

Superior completo (ou graduação): concluiu o curso de ensino superior (bacharelado ou licenciatura);

O primeiro, e mais famoso de todos, é a graduação. É o que chamamos de faculdade, é o curso superior onde o estudante vai dar o primeiro passo em direção a uma carreira específica, que muito provavelmente vai direcionar a vida profissional dele.

Escolaridade é um termo utilizado para se referir ao tempo de permanência dos alunos no período escolar. É o período onde os alunos desenvolvem suas habilidades de aprendizado, além de desenvolver a capacidade de compreensão do ensino. A escolaridade também está relacionada com a progressão do ensino na escola.