Como saber minha curvatura de cachos?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para identificar o seu cacho, basta observar os fios sem nenhum tipo de finalização para determinar se são lisos, ondulados, cacheados ou crespos. É importante notar que o seu cabelo pode ter mais de uma curvatura.

As principais características dos cachos tipo 3C são os fios finos e a tendência ao volume, ressecamento e frizz. Isso acontece porque seu formato dificulta a passagem do óleo natural da raiz para as pontas. Além disso, os cachos 3C são enrolados desde a raiz e possuem cachinhos bem fechados, estreitos e definidos.

O cabelo 2b tem ondas mais marcantes, mas ainda assim, não forma cachos. É um cabelo que tem muita tendência ao frizz e tem a estrutura dos fios mais média. Já o cabelo 2c é um cabelo de fio mais grosso que começa a formar alguns cachos. Ele também tem mais volume e ondas bem marcantes.

4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

Há, porém, uma categoria que fica de fora: é o cabelo crespo tipo 5. Essa curvatura é considerada bastante rara no Brasil, já que apenas 2% das mulheres têm o fio tipo 5. Além disso, não é raro que ela seja confundida com a curvatura 4c, que é considerada a mais crespa da tabela.

Cabelo 4B. Já no cabelo tipo 4B, o volume é máximo e os cachos bem unidos, deixando o fio com aspecto fino e mais fragilizado. Este tipo de curvatura é extremamente carente de hidratação e nutrição, já que a oleosidade natural não percorre pela maior parte de sua extensão.

Cabelo ondulado: Tudo o que você precisa saber sobre o cabelo tipo 2ABC. Os cabelos cacheados são marcados por sua curvatura em espiral e na tabela de curvaturas eles são divididos em três categorias: tipo 2, 3 e 4 e subdivididos em tipo A, B e C.

Cachos 3B: o cabelo cacheado 3B tem cachos definidos e menores do que o 3A. Além disso, o cabelo é mais volumoso e pode sofrer com frizz. As pontas do cabelo com cachos 3B são mais secas do que a raiz. Cachos 3C: esses cachos são super definidos e fechados, com formação de cachinhos desde a raiz.

A pergunta que não quer calar: É possível alterar a curvatura do cabelo? A resposta é SIM! Você provavelmente deve ter percebido como um cabelo cacheado ou crespo fica bem maior quando a mecha é esticada, certo?

O cabelo ondulado corresponde a curvatura 2, o que significa que ele apresenta mais curvas que o liso, e ondas mais abertas do que fios cacheados. Costuma ter formato em “S”, ou seja, é liso na raiz, mas no comprimento ganha o formato de ondas.

Como dissemos, o cabelo ondulado possui curvatura do tipo 2 e pode ser subdividido em 2A, 2B e 2C. Olha só: Ondas 2A: Neste tipo, as ondulações são muito leves, quase imperceptíveis, do fim do comprimento às pontas. Também costumam ter raízes lisas e fios finos, o que faz com que sejam confundidos com cabelos lisos.

O cabelo 2b é o cabelo do tipo ondulado. Nesse caso em específico, ele possui a raiz mais lisa do que o comprimento dos cabelos. Essa característica é responsável por fazer com que toda a oleosidade natural dos fios fique concentrada na parte de cima da cabeça.

Principais características do cabelo ondulado 2B
O cabelo tipo 2B costuma ser mais liso na parte superior e, no comprimento, apresentar curvatura mediada, em formato de “S” – isso faz com que ele tenha mais chances de apresentar frizz.

O cabelo 2B é um ondulado intermediário. Os fios têm ondas mais abertas, num formato parecido com a letra S. Esse tipo de cabelo ondulado geralmente tem um pouco de volume e tendência a ter frizz.

Manter os cabelos bem hidratados (reposição de água) e nutridos (reposição de óleos) – seguindo um cronograma capilar – é a chave para conseguir cabelos de curvatura 4C saudáveis. Além disso, preservar as cutículas dos fios fechadas com o uso do condicionador ajuda a manter os fios hidratados até a próxima lavagem.

Como cachear o cabelo crespo?

  1. Seque apenas o excesso;
  2. Passe um creme de pentear, separe o cabelo em mechas e enrole cada uma no acessório;
  3. Deixe o cabelo secar naturalmente para, então, desenrolar mecha por mecha, separando os cachos para um efeito mais natural;
  4. Finalize com óleo vegetal apenas nas pontas.

A fitagem é uma finalização que mantém o cabelo 3C definido
Entre os métodos mais conhecidos, a fitagem é uma das melhores maneiras de garantir a definição dos cachos por um período bem maior. Basta usar o creme para pentear da sua preferência e dividir as mechas em fitas, amassando-as de baixo para cima.

Pesquisa apontou a morena Megan Fox como dona dos cabelos mais bonitos. Dizem que as loiras são unanimidade entre o sexo masculino, mas uma nova pesquisa contraria o senso comum: os fios longos e castanhos foram classificados como os mais atraentes na opinião dos homens. Com informações do site Female First.

Já, por sua vez, é a queratina quem determina se o fio vai ser mais esticado ou curvado, ditando assim, se o fio é liso, cacheado ou crespo. A regra da estrutura capilar é: quanto mais queratina ao longo do fio, mais liso ele é, e quanto menos queratina, mais curvado.

"A mudança vai depender muito do que ela usou nos cabelos e da forma como ela trata os seus fios, mas pode ocorrer desde a adolescência. A primeira é a mudança da textura para mais fino e quebradiço. Pode haver mudança de forma, de liso para encaracolado ou vice-versa", explicou o especialista Bedin.

Para 2022, tons quentes nas mais variadas nuances prometem esquentar a temperatura. "Os ruivos estão super em alta. Já as cores avelã, caramelo e cappuccino são a aposta certa para quem quer dar uma leve iluminada nos fios", diz Leo. Cortes mais curtos e ousados também têm feito a cabeça da mulherada.