Como saber de quem pegou sífilis?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Para descobrir se você está infectado, basta fazer o teste rápido gratuito na unidade de saúde mais perto de casa. O exame, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também detecta HIV, hepatite B e hepatite C.A sífilis traz sérias consequências para a saúde, caso não tratada a tempo, podendo, inclusive, ser fatal.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Não é porque um pessoa tem uma Infecção Sexualmente Transmissível – IST, que seu parceiro obrigatoriamente tem que ter.

Sífilis primária
Esta etapa ocorre entre 10 e 90 dias após o contágio e, normalmente, se manifesta através de uma única ferida que pode ocorrer na vulva, vagina, colo uterino ou ânus. Também conhecida como “cancro duro”, essa lesão é rica em bactérias e não costuma doer, coçar, arder ou formar pus.

A ginecologista Wanicleide Leite Fagundes comentou que a pessoa que tem sífilis sempre vai ter o VDRL reagente. “O que quer dizer exame reagente? Quer dizer que a pessoa que teve a doença sempre vai ter o resultado no exame de ½, que significa que ela teve a sífilis, foi curada, mas tem uma cicatriz sorológica.

Homens que tiveram sífilis também devem se certificar de que estão completamente curados antes de tentarem ter filhos, pois podem infectar a parceira, que poderá transmitir a doença para o bebê.

Se a infecção evoluir, em seu estágio mais avançado pode haver complicações severas, como lesões cardiovasculares e neurológicas, deixando sequelas irreversíveis. “Nos dois primeiros estágios da doença, os sintomas regridem e o paciente pensa que está curado.

Período em que não se observa nenhum sinal ou sintoma clínico da sífilis. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Fazer o teste é muito importante para interromper a transmissão da sífilis e prevenir as sequelas neurológicas do último estágio da infecção. Se você é gestante, ou está pensando em ter um bebê saiba que é extremamente importante fazer o teste. Lembre-se que sua parceria sexual também deve fazer o teste.

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica.

Quais os sintomas? Lesões duras, mas nem sempre doloridas, nos órgãos genitais são os primeiros sintomas da sífilis. Chamadas de cancros, elas geralmente aparecem nos genitais, mas podem ocorrer também no ânus, na pele, na gengiva, na palma das mãos e na planta dos pés.

A sífilis, por ser uma doença causada por bactéria, é tratada com antibióticos. O tratamento, que varia entre 1 a 14 dias, dependendo da avaliação clínica e do estágio da doença, é feito à base de penicilina benzatina, sendo altamente eficiente, principalmente nas fases iniciais.

Os sintomas da sífilis oral incluem úlceras indolores na boca, geralmente na língua, mas também podem aparecer na gengiva, lábios ou palato. Essas úlceras podem ser acompanhadas de inchaço dos gânglios linfáticos da região. Em casos mais avançados, a sífilis oral pode causar dor de cabeça, febre e perda de peso.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.