Como saber a voltagem do carregador?

Perguntado por: emedeiros2 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho. Cada fabricante pode colocar esta especificação em lugares diferentes no equipamento, porém a grande maioria coloca nessas etiquetas.

O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria.

Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V. Porém, se o aparelho funcionar normalmente é porque ele é um aparelho 127V.

Para saber se um carregador é bivolt, você deve verificar a informação no carregador de parede, que vai na tomada. Através dele é possível saber se o carregador é bivolt ou não. O cabo USB ou o dispositivo que está sendo carregado não interfere nessa questão da voltagem.

Uma bateria de 12 volts é uma fonte de energia recarregável que pode ser usada para fornecer eletricidade para muitas aplicações diferentes. É importante notar, entretanto, que o termo "12-volts" se refere apenas à voltagem nominal deste tipo de bateria.

A potência de um carregador, medida em W, que quer dizer watts de potência, é a corrente (medida em amperes ou miliamperes) multiplicada pela tensão (medida em volts). Você provavelmente notou que seu celular carrega mais rápido na tomada que na porta USB do seu laptop, e é aí que essa equação aparece.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Isso pode causar danos ao celular e, dependendo do momento, até ao usuário. Exemplo: Se um carregador estiver conectado a tomada 127V e ele falha, o celular recebe diretamente esses 127V, e como falei anteriormente, ele foi feito para trabalhar com 5V, isso vai queimá-lo na hora.

Já foi falado aqui que o ideal é carregar o celular na tomada 12V. Ela passou a ser a opção natural para muitos donos de veículos. A maioria dos novos modelos de automóveis hoje em dia não apresenta mais a saída do acendedor de cigarros. Os carros novos já trazem a tomada 12V.

A Fonte DC 5V 1A Bivolt Chaveada é ideal para fazer a alimentação externa de circuitos conectados ao Arduino ou outras plataformas microcontroladas que possuam plug P4 fêmea com positivo no centro. Esta fonte faz o ajuste automático da tensão na entrada (100VAC até 240VAC) para uma tensão de saída de 5VDC.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Observe em qual faixa de voltagem o novo carregador opera. Por exemplo, se a rede elétrica de sua casa entrega 110 V, não adianta plugar o carregador necessita de 220 V e vice-versa.

A potência e eficiência andam juntas, somente se estiver tudo certo. Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

De acordo com especialistas ouvidos, tudo não passa de um mito. As tomadas de 220V não carregam o celular mais rapidamente, até porque a maioria dos aparelhos hoje são bivolts e se adaptam a qualquer uma das voltagens.

Agora, se for ao contrário, e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência, porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Os carregadores comuns oferecem uma tensão de 5 Volts e corrente de até 2 Ampere, resultando em 10 watts. Já nos carregadores turbos a tensão pode superar 20 V e pode gerar potência que ultrapassa 36 W.

Se seu dispositivo opera com 5 Volts, não se pode ligá-lo a uma fonte de 12 Volts, pois ela tem um potencial elétrico muito maior do que o suportado pelo aparelho, o que pode gerar danos.