Como saber a razão social de uma empresa?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Desde a abertura na Junta Comercial ou no Cartório, o nome que vai estar nos documentos oficiais, no contrato social da empresa, escrituras e afins é a razão social. Ela também vai aparecer nas faturas dos cartões de crédito dos seus clientes e nos comprovantes emitidos pelas maquininhas de cartão.

Ela vai aparecer nas notas fiscais emitidas pelo empreendedor, no cartão do CNPJ, no Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) e em outras documentações relevantes.

Razão social é o nome de registro de uma empresa perante a Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas por meio do qual ela é identificada formalmente no exercício de suas funções. Exemplo de razão social: Louças Brasil LTDA. Esplanada Indústria e Comércio S/A.

O nome fantasia de uma empresa é como ela vai ser conhecida ou reconhecida pelo público. É definido na hora da formalização, considerando o mercado e a área de atuação. Já a razão social, é o nome oficial do empreendimento no registro, usada em contratos, Nota Fiscal e documentos oficiais.

Como descobrir qual é a razão social da minha empresa? Para descobrir a razão social da empresa, você pode consultar os documentos oficiais, como contrato social e notas fiscais. É onde fica a razão social, em geral. Outro caminho para encontrar o nome oficial da empresa é pelo CNPJ.

Você quer consultar os dados de uma empresa, como informações do quadro de sócios e administradores, além da situação cadastral perante a Receita Federal do Brasil? Basta acessar o portal da Redesim e fazer uma consulta a partir do número do CNPJ.

Para consultar empresa pelo nome fantasia, siga o passo a passo: Acesse o site para consulta de pessoa jurídica da Rede Sim, clicando aqui; Na sequência, clique em: “Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento”; Efetue o login com o seu CPF e senha GOV.

A razão social é o nome oficial que a empresa terá. É o nome que deverá ser usado nos documentos oficiais, registros, cadastros, contratos, escrituras, notas fiscais, licitações, enfim qualquer trâmite burocrático.

Sim, o MEI (Microempreendedor Individual) pode usar Nome Fantasia, já que a Razão Social (nome empresarial) possui muitas limitações pelo seu formato. Também é importante manter o nome fantasia (nome comercial) porque ele irá diferenciar você no mercado.

Para trocar a Razão Social e o ramo de atividade você precisa fazer uma alteração contratual na Junta Comercial (ou cartório se for o caso). O CNPJ vai ser sempre o mesmo.

A Razão Social de uma empresa nada mais é do que o seu nome jurídico: é ela que vai nos contratos e documentos oficiais do negócio. Muitos empreendedores podem confundir este termo com o nome fantasia, ficando em dúvida principalmente na hora de abrir seu negócio.

Na parte superior do documento, ao lado da série e numeração da nota, existe um espaço reservado para a empresa exibir o logotipo, razão social, CNPJ e as informações de endereço e telefone.

Dentre as opções, temos:

  • LTDA – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • A – Sociedade Anônima;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • SS – Sociedade Simples;
  • EI – Empresário Individual.

A razão social é o nome jurídico da sua empresa. É o termo que estará em documentos oficiais, como notas fiscais e contratos sociais. O termo também é conhecido como Nome Comercial, Firma Empresarial ou Denominação Social. É o nome, portanto, que estará grafado oficialmente e que representará uma pessoa jurídica.

Primeiramente, para resguardar seu próprio pedido e facilitar a operação, é necessário fazer uma busca no banco de dados do INPI para verificar se a marca já está registrada. É possível fazê-lo pelo sistema de busca de marcas do INPI ou verificando a lista das marcas de alto renome.

Comparecendo à Junta Comercial ou prefeitura. A segunda forma de como descobrir CNPJ pelo endereço, que também pode ser bastante útil se você tiver apenas o nome da empresa, é comparecendo à Junta Comercial ou à prefeitura onde o negócio está localizado.