Como saber a posição relativa entre duas retas?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Para determinar a posição relativa entre duas retas resolvemos o sistema de equações. Como o sistema possui uma única solução, ele é determinado, por isso, as retas são concorrentes e se cruzam no ponto (3,-1).

As posições relativas correspondem a posições entre retas e planos no espaço. Saiba mais aqui! Retas, retas paralelas, retas concorrentes, o que são retas paralelas, o que são retas concorrentes, Posições relativas de duas retas, coeficiente angular de retas paralelas, coeficiente angular de retas concorrentes.

Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano. Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano. Isso é resultado de um dos postulados da Geometria Plana.

Resposta verificada por especialistas. A reta é secante.

S = S0 + V.t é a função horária da posição no movimento retilíneo uniforme. Por exemplo, um automóvel parte de Ribeirão Preto no quilômetro 150 km da estrada A, com velocidade de 80 km/h, no sentido em que a quilometragem cresce na trajetória.

Posições relativas entre circunferência e reta
A reta s é secante à circunferência de raio R e centro O, a reta intersecta a circunferência em dois pontos.

A equação reduzida da reta é a equação y = mx + n, em que m e n são, respectivamente, os coeficientes angular e linear, e x e y são, respectivamente, a variável independente e dependente. Por meio do valor do coeficiente angular, é possível saber se a reta é crescente, decrescente ou constante.

Posições relativas entre planos
1 – Planos paralelos: dois planos são paralelos quando não há ponto de encontro entre eles. 2 – Planos concorrentes: dois planos são concorrentes quando se intersectam. A intersecção entre dois planos é igual a uma reta.

Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas.

As retas podem ocupar três posições: horizontal, vertical e inclinada.

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Dizemos que uma reta está contida no plano quando todos os seus pontos também são pontos do plano. Também é possível dizer que o plano contém a reta.

Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço: Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.

Reta paralela ao plano.

Se essas duas retas estão em um mesmo plano, existem três posições relativas que podem ser observadas: retas paralelas, concorrentes e coincidentes.

Determine a posição relativa entre a reta r: x - 2y - 5 = 0 e a reta s: 2x - 4y - 2 = 0. Ao resolver o sistema por adição encontramos a seguinte equação 0y = - 8, como não existe solução para essa equação, ele é impossível. Desta forma, as duas retas são paralelas.

Resposta. a distancia é 7.

As funções horárias do MUV são equações que dependem do tempo como variável. Quando um móvel que descreve um MUV sofre uma variação positiva de velocidade, dizemos que seu movimento é acelerado. Por outro lado, se essa variação é negativa, dizemos que o movimento é desacelerado ou retardado.

Reta secante: Uma reta é secante a uma circunferência se essa reta intercepta a circunferência em dois pontos quaisquer, podemos dizer também que é a reta que contém uma corda. Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P.