Como saber a porcentagem de visão?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Para saber a acuidade em porcentagem basta dividir os número, ou seja o numerador dividido pelo denominador e multiplica por 100. Então: Quando o médico diz que você tem: 30% – acuidade de 20/60.

É necessário uma avaliação mais ampla para entender as outras competências da visão. Assim, é estimado uma acuidade visual sem correção de 30% para pacientes que tem um grau de aproximadamente -0.75DE e que não tem mais nenhum outro transtorno oftalmológico.

A visão de profundidade, também conhecida como visão 3D, acontece quando os dois olhos são usados ao mesmo tempo e conseguimos ter a percepção de localização dos objetos no espaço. Nosso cérebro tem a capacidade de juntar as imagens formadas em cada olho e enxergar uma só, o que chamamos de estereopsia.

Esse campo visual restrito é muitas vezes chamado "visão em túnel" ou "em ponta de alfinete". Nesse contexto, caracteriza-se como indivíduo com visão sub-normal aquele que possui acuidade visual de 6/60 e 18/60 (escala métrica) e/ou um campo visual entre 20 e 50º.

Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo. É nesse local que será informado o seu grau cilíndrico.

TESTE DE SNELLEN A forma mais comum de classificar a nossa acuidade visual é através do teste criado em 1862. Neste teste, se você conseguir ler todas as letrinhas da terceira linha, de baixo para cima, a uma distância de 6 metros, será considerada(o) “visão 20/20”.

A/B – carros e motos: Visão central igual ou superior a 20/40 (equivalente a 50%) em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 (66%) no melhor olho. Visão periférica de campo visual horizontal igual ou superior a 60 graus, 120 em cada um dos olhos ou igual ou superior a 120 graus em um olho.

Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância. Lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham.

Esta medida significa dizer que o olho que está sendo testado sem óculos é capaz de enxergar a 6 metros (ou 20 pés) o que um olho normal seria capaz de enxergar a 60 metros (ou 200 pés). O individuo testado, portanto, precisa aproximar-se muito da tabela para enxergar melhor.

Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.

Para entender-se melhor o que significa um décimo de acuidade visual, podemos esclarecer isso dizendo que o indivíduo portador dessa limitação enxerga uma distância de 10 metros o que uma pessoa com visão normal enxergaria a 100 metros.

Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão) Distorção das formas. Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são:

  • Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus.
  • Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus.
  • Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância. Apesar de ser sinônimo de visão normal, ter visão 20/20 não significa necessariamente ter uma visão perfeita.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Os graus podem ser classificados como baixo, moderado ou alto. Consideramos baixo o grau que está entre 0 e 3, moderado quando varia entre 3 e 6 e alto quando o grau é maior que 6.

O eixo presente nas receitas diz a direção exata, em graus que variam de 0 a 180, em que a lente deve ficar em relação aos olhos. Geralmente presente nas receitas de que possui astigmatismo, ele também pode ser chamado de eixo cilíndrico.

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.