Como saber a origem da minha dívida no Serasa?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Como descobrir origem de protesto? Esta é uma etapa bastante simples. Consulte seu CPF no site ou aplicativo da Serasa. Ali vão aparecer as informações da dívida, o número do cartório e a localidade onde o título foi protestado.

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
  2. Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Caso não seja possível identificar junto ao lojista qual empresa realizou registro de negativação de seu nome, o consumidor deverá dirigir-se ao SPC mais próximo portando seu CPF original e solicitar a consulta.

Caso a empresa concorde que a dívida é indevida, peça que envie o comando de exclusão da dívida à Serasa. Caso o problema não se resolva, você pode formalizar um pedido de exclusão para a Serasa analisar. Esse processo é feito via Correios.

Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Pelo site ou app do Serasa
Acesse https://www.serasa.com.br/ e clique em "Consultar CPF e score grátis"

Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.

A existência de uma Dívida Ativa com a União pode resultar na inclusão do devedor no CADIN (impedindo a obtenção de financiamento ou empréstimos), no protesto extrajudicial do débito em cartório (inclusão nos órgãos de restrição ao crédito, como Serasa e SPC), na impossibilidade de emissão de certidão de regularidade ...

A maioria delas prescreve em 5 anos, mas algumas podem levar até 10. No caso da dívida ativa, ela só prescreve se for tributária. Ou seja, IPTU, IPVA e Imposto de Renda podem prescrever, sim. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até 5 anos.

Pague seus acordos com o Pix no aplicativo da Serasa. Negocie as dívidas com até 90% de desconto. Aqui você encontra parcelas que cabem no seu bolso. Evite fraude nas negociações e no pagamento.

E a resposta é: não! O prazo começa a contar a partir do pagamento da dívida. Esse período só pode ser maior se o pagamento da dívida for feito com cheque, boleto ou outra maneira que depende de confirmação. Caso você tenha parcelado sua dívida, após o pagamento da primeira parcela seu nome saí da Serasa.

Enquanto o SCPC e o SPC possuem dados de lojistas credenciados, ou seja, pessoas que compraram bens ou serviços e acabaram inadimplentes, a Serasa possui nomes de pessoas com dívidas junto a instituições financeiras, como crédito, cheque especial e empréstimos.

Hoje em dia, é possível consultar o CPF online para saber se seu nome está sujo. Os três principais órgãos de proteção ao crédito são: a Serasa Experian, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para consultar se tem uma dívida protestada em cartório, você pode fazer essa busca através do site CENPROT nacional. Ele reúne todos os cartórios que fazem protesto, centralizando sua pesquisa.

Infelizmente, não existe um tempo específico, já que isso varia de pessoa para pessoa. Apesar de não existir um tempo exato para aumentar o score, podemos afirmar que ao manter bons hábitos financeiros e pagar todas as suas dívidas, sua pontuação irá começar a melhorar a partir de três meses.

Segundo ele, em casos de indenização decorrente de indevida negativação, a jurisprudência, tanto do TJPB, quanto do Superior Tribunal Justiça, tem considerado razoável a quantia de R$ 10 mil, até como forma de desestimular novas práticas dessa espécie.